Hospital Regional do Tapajós é referência em cirurgias ortopédicas e humanização no sudoeste do Pará

7 votos

Com média de 240 cirurgias por mês, a unidade acolhe pacientes com atenção e cuidado humanizado

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba, sudoeste paraense, alcançou a marca de 7.798 cirurgias ortopédicas realizadas em seus quatro anos de funcionamento. Até agosto de 2024, já foram realizados 1.921 procedimentos, uma média de 240 cirurgias por mês. Estes números demonstram a importância da unidade com a especialidade em traumatologia na região do Tapajós.

Entre os pacientes que recebem atendimento na unidade está Marcos Felipe, de 19 anos, que se recupera de uma fratura no braço após um acidente de moto. Internado há 15 dias, ele conta que a experiência dentro da unidade trouxe não apenas cuidados médicos, mas também laços que pretende levar para a vida.

“Conheci algumas pessoas aqui, inclusive um paciente que sofreu o mesmo tipo de acidente que eu. Fiz amizades que nunca imaginei e vou levar para sempre”, comenta o jovem, que ainda conta sobre o aniversário surpresa preparado pela equipe assistencial. “Nunca vou esquecer esse gesto. Foi um dos momentos mais importantes da minha vida”, disse.

Kezia Lobo, de 36 anos, também está internada no hospital, após fraturar o braço em um acidente doméstico. Há oito dias na unidade, ela destaca o acolhimento que tem recebido. “Aqui, encontrei cuidado e proteção. Sinto que estou em casa, com pessoas que realmente se importam, algo que não tenho em outros lugares. Mesmo em uma situação difícil, sinto que estou sendo cuidada por todos aqui”, relata.

O diretor técnico da unidade, Lucas Vergani, reforça que o Hospital Regional do Tapajós desempenha um papel essencial no atendimento à alta demanda de cirurgias ortopédicas, dada a complexidade dos casos na região.

“Atendemos pacientes de toda a região do Tapajós, que inclui Itaituba e municípios vizinhos, com foco em traumatologia, especialmente em casos de acidentes de trânsito, que são frequentes. Nosso objetivo é prestar um serviço de excelência e garantir que o paciente tenha a melhor recuperação possível”.

Conforme o diretor-geral, Jefferson Barbosa, a unidade promove diversas ações para criar um ambiente acolhedor, com foco na qualidade técnica e humanização no atendimento.
“Acreditamos que o cuidado vai além do tratamento físico. Todos os meses, organizamos momentos de confraternização, como aniversariantes do mês, para que os pacientes se sintam acolhidos e valorizados durante sua recuperação, atendimento humanizado é uma das nossas prioridades”, avaliou.

Só no primeiro semestre deste ano, a unidade, que pertence ao Governo do Estado, já realizou 2.944 procedimentos cirúrgicos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde. Tem 153 leitos de internação, UTI adulto, pediátrica e neonatal, e atende em 20 especialidades médicas.

Texto: Sammya Ferreira

Por Danielle Zuquim (SECOM)
30/09/2024 17h01