Hospital Regional do Tapajós oferta consultas e exames exclusivos para homens em Itaituba – Pá

9 votos

Em ação que fortalece a saúde preventiva, foram ofertados agendamentos de consultas e exames laboratoriais para mais de 200 usuários

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba, sudoeste do Pará, realizou nesta terça-feira (26) ação de saúde voltada ao público masculino, como parte das atividades da campanha nacional Novembro Azul. A iniciativa proporcionou consultas médicas e exames especializados para mais de 200 usuários, reforçando a importância da prevenção e do monitoramento contínuo da saúde dos homens.

Entre os participantes, Heleson Santos, 48 anos, disse que “a vida é pra ser bem vivida. Agora, vou manter a rotina de monitorar minha saúde todos os anos”, e agradeceu ao HRT pela ação que o incentivou a dar mais atenção à saúde preventiva.

Foram oferecidos agendamentos de consultas, exames de colesterol, creatinina, ácido úrico, dosagem de hormônios (incluindo testosterona), além de atendimento com urologistas. Para muitos usuários, foi uma oportunidade de realizar exames específicos que, frequentemente, são negligenciados na rotina masculina.

Manoel Aragão, 70 anos, compartilhou sua experiência, dizendo que “sempre busco cuidar da minha saúde. Aproveito ações como essa para manter meus exames em dia. É uma forma de garantir mais qualidade de vida”.

Mudança de cultura – O coordenador de Enfermagem do HRT, enfermeiro Eduardo Araújo, reforçou a importância de ações como essa no contexto do Novembro Azul. “Promover a conscientização e oferecer acesso aos serviços de saúde são passos essenciais para mudar a cultura em relação ao cuidado masculino. Muitas vezes, os homens não priorizam a própria saúde, e campanhas como essa são fundamentais para reverter esse cenário”, ressaltou Eduardo Araújo.

O diretor-geral do HRT, Jefferson Barbosa, também destacou o compromisso da unidade com a população. “É nossa missão, junto à Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, promover a saúde e garantir que a comunidade tenha acesso a cuidados essenciais. Iniciativas como essa demonstram a importância de olhar para a saúde do homem de forma integral e preventiva”, afirmou.

Serviço: O Hospital Regional do Tapajós, pertencente ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem 153 leitos de internação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Texto: Sammya Ferreira – Ascom/HRT