O Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024, celebrado neste 17 de setembro, é uma data promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização global sobre a segurança do paciente e incentivar ações que melhorem a qualidade do atendimento. Neste ano, o tema escolhido é “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”, com o slogan: “Faça certo, torne seguro!”, que foca na atenção crítica do diagnóstico correto e oportuno para garantir o cuidado seguro de pacientes e melhorar os resultados de saúde.
Para celebrar esta data, o Hospital Regional de Presidente Prudente, promoveu, de 16 a 20 de setembro, dentro da programação do “Mês de conscientização à vida”, – que trabalha o Setembro Verde, uma campanha dedicada à conscientização sobre a doação de órgãos; o Setembro Amarelo, de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio; e o Setembro Laranja, que trabalha a importância da conscientização sobre a segurança do paciente – palestras sobre o tema. A ideia é reforçar a importância de seguir os critérios para manter os pacientes seguros e, assim, reduzir riscos, oferecer um cuidado de qualidade e contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
A Semana de Segurança do Paciente do HR contou com a palestra “Comunicação Eficaz – Estratégias para garantia de um cuidado seguro”, apresentada pela Coordenadora e Docente no curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista, a Enfª Drª Larissa Sapucaia Ferreira Esteves. Quem também subiu à tribuna durante a semana foi o Enfº. Me. Docente no curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista, Gabriel Mendes Plantier, que explanou sobre o “Diagnóstico de Enfermagem o impacto na segurança do paciente”.
A programação também contou com uma Campanha de Higienização das Mãos, que contou com o apoio do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (SCIRAS), além de uma dinâmica de “Comunicação para além do diagnóstico”.
#HR #SES #SUS #SegurançadoPaciente