HRSP lembra o dia dos povos indígenas
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) é referência para o atendimento de povos indígenas na regional de saúde de Xanxerê. O público atendido é de aproximadamente seis mil pessoas – moradoras nas comunidades indígenas nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios. Ontem, dia 19 de abril – dia dos povos indígenas, o hospital reforçou o respeito às tradições e costumes da cultura.
A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, explica que o hospital está inserido nas ações previstas na portaria nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, que promove o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas – IAE-PI, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. “Este projeto contempla diversas ações voltadas à população indígena que necessita de atendimento de saúde em nosso hospital. Através da equipe multiprofissional, o HRSP busca dar um olhar diferenciado para a população indígena, respeitando a cultura e buscando atender de forma humanizada,” esclarece.
Na última semana, capacitações foram realizadas com colaboradores do hospital para destacar os objetivos que o HRSP se propõe em relação ao atendimento dos povos indígenas. Dentre as ações adotadas está o direito do paciente indígena a intérprete, quando este se fizer necessário; o direito ao acompanhante, respeitadas as condições clínicas do paciente; e a garantia de dieta especial ajustada aos hábitos e restrições alimentares de cada etnia, sem prejuízo da observação do quadro clínico do paciente.
Jornalista Patrícia Vanzin
Assessoria de Comunicação do HRSP
Hospital Regional São Paulo