Humanização e Formação em Saúde: disciplina no mestrado profissional
Iniciamos, no dia 04/02/21, mais uma turma da disciplina “Humanização e Formação em Saúde”, coordenada por mim e que terá a colaboração da profa. mestra Camila de Melo Moura.
A disciplina é ofertada no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Contamos com profissionais de diferentes áreas do saber e que trabalham em contextos diversos na saúde e/ou educação.
Um dos grandes desafios contemporâneos é transformar o que era presencial em virtual, em atividades síncronas e assíncronas. Então, estamos coproduzindo esse trabalho com mais esse encargo.
Fazendo e aprendendo, tentando por em prática a indissociabilidade entre formar e intervir. Tenho a certeza de que não há como dissociar a formação em humanização da saúde da humanização da formação em saúde.
14 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Nathália Barros
Apesar de estarmos com esse novo cenário, do presencial ao virtual, longe do calor humano, ainda assim está bastante proveitoso no quesito aprendizado. A cada ponto abordado a turma participa com colocações pertinentes e relevantes, trazendo mais questionamentos sobre o que é, como aplicar e quem somos na humanização em saúde?
Entusiasmada para viver esse momento.
Participar da disciplina de humanização da formação em Saúde me possibilita rever o meu comportamento diante das situações na Unidade de Saúde e muitos questionamentos em relação a minha formação acadêmica. Não tive a oportunidade de ver disciplinas que buscam evidenciar o acolhimento, a valorização do trabalhador. Ao entrar no SUS, nem sequer conhecia sua política, apenas fui colocada para trabalhar em uma sala onde foi repassado vários códigos e metas a cumprir. Com o passar do tempo fui compreendendo que o SUS é muito mais. Então passei a buscar mais e mais conhecimento a respeito e comecei a entender todo o seu funcionamento. Antes de iniciar a disciplina pensei que humanização seria apenas o acolhimento dos usuários, dar ao outro o que gostaria de receber, isto é, um atendimento qualificado e com resolutividade.
Por ITAMARA Aragão
Participar desses mestrado em ensino na saúde tem contribuído e muito na minha vida profissional e social, pois essa matéria sobre humanização na saúde tem nós dado a oportunidade de refletirmos sobre nossas condutas como pessoa, profissional, em nossos círculos sociais . Só agradecimentos por ter essa oportunidade de junto com meus colegas dividirmos vivências e aprender uns com os outros
Isso mesmo prof. Sérgio estamos vivendo um novo desafio na atual realidade das aulas em ambiente virtual, mas na certeza que o conhecimento está sendo compartilhado através de cada experiência e nas leituras propostas. A PNH nos mostra que a melhor estratégia para humanizar os serviços de Saúde é através da participação de três atores: trabalhadores, usuários e gestão, onde todos buscam um bem maior o cuidado universal, equânime e integral.
Tudo bem Sergio? É ótimo apresentar para os alunos as ferramentas da humanização. Nós trabalhamos muito essa disciplina na graduação. Abrasus.
Por Sérgio Aragaki
Caro Marcel: Podemos combinar um dia uma conversa reunindo discentes de graduação e pós-graduação e convidar mais umas pessoas do Movimento HumanizaSUS. Seria bem legal, não? Continuamos na luta!!! AbraSUS!
Tem sido uma experiência bem rica e inovadora, o Professor Sérgio tem proporcionado ao grupo a reflexão da humanização da saúde com base na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, com a partilha de ricas experiências, a “desconstrução do saberes absolutos” e fomentando a união dos saberes às práticas da saúde e ensino.
Por Thayná Almeida
Oportunidade rica de debate, construção e aprendizagem em tempos tão necessários de ações humanizadas. Tem sido uma experiência espetacular a troca de conhecimentos e despertar para temas sensíveis e urgentes no que diz respeito a formação e prática em saúde. Ansiosa pelo próximo encontro. Muito grata pelo processo!
Sou fisioterapeuta e me candidatei a disciplina por grande interesse de entender e aprender todo o processo de humanização na saúde, tenho um conhecimento ainda superficial sobre a PNH e todo seu contexto, mas acredito que a disciplina ministrada pelo professor Sérgio Aragaki me conduzirá a um conhecimento mais amplo, tornando possível pratica-la com amor e amenizar o processo saúde doença, acreditando sempre no fortalecimento dos serviços de saúde e SUS. Gratidão me define.
Poder fazer parte desses momentos de discussão e debate a respeito da humanização da saúde por meio dessa disciplina tem sido uma experiência enriquecedora e motivadora para despertar reflexões sobre modos de cuidar e fazer saúde em sua totalidade, ultrapassando paradigmas pré definidos e co-construindo novos saberes através da indivisibilidade entre formar e intervir, aliando base teórica-prática para oferecer melhorias na assistência e no processo ensino-aprendizagem, colaborando para fortalecer o SUS e disseminar práticas humanizadas em todas as esferas.
Participar da disciplina tem sido de grande ânimo profissional e acadêmico, é memorar toda nossa trajetória no SUS, e quanto o programa é necessário em nossa sociedade. Nos faz pensar no outro e sua vivência, e como o auxílio – saúde torna-se um reflexo amplo das ações dos envolvidos. Gratidão!
Por Eline Zacarias
Cursar essa disciplina está sendo uma experiência bem rica e produtiva, no sentido de ampliar a visão, explorando conceitos e vivências sobre a humanização no SUS. Os colegas da turma e o professor Sérgio trazem colocações pertinentes as nossas discussões e partilhas, que nos deixam bem reflexivos para que possamos melhorar/aprimorar a nossa prática profissional e para além dela também. Gratidão!
Está sendo gratificante cursar uma disciplina aonde podemos discutir sobre os desafios da Humanização no SUS. As aulas não poderiam ser diferentes: produtividade nos diálogos e leituras sobre um tema tão importante pra nós profissionais de saúde e atuantes no SUS. A humanização em saúde ainda acontece em lentos passos em nossa realidade, mas já podemos observar a diferença nos serviços que a implantam. Gratidão ao Mestrado Profissional em Ensino a Saúde da UFAL, gratidão ao Professor Sérgio Aragaki e aos colegas pelas experiências que estamos vivenciando. Ansiosa pelos próximos encontros!
Por Marcelo Calazans
Debate de altíssimo nível e bastante enriquecedor, essa troca de vivências com a baliza do professor Sergio me ajuda muito a sair com várias inquietudes sobre a conceituação da humanização geral, e em saúde. Só tenho a agradecer a todos. Obrigado