Humanização em pauta: fórum Baiano discute equidade no cuidado à população trans!

7 votos

Fórum de Apoiadores da Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde (FAGHTS) aborda o tema “Transgenaridade e Equidade: Saberes necessários para um atendimento humanizado”.

O FAGHTS é uma instância coletiva de trabalhadoras (es) que atuam como apoiadores das ações previstas na Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Bahia, popularmente conhecido como HumanizaSUS. Nesse contexto promove encontros mensais para debater temas relevantes à articulação de ações de humanização e de educação permanente nas unidades de saúde locais no Estado da Bahia. Na última terça-feira (08/04/2025), foi abordado o tema “Transgeneridade e Equidade: Saberes necessários para um atendimento humanizado”, com a facilitação do Profº Drº Ailton da Silva Santos – coordenador do ambulatório Trans do Cedap (Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa)

A reunião ampliada, realizada de forma híbrida, contou com a participação de trabalhadores, gestores, usuários, assim como estagiários e mediadores do Programa PermanecerSUS, mediado pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) por meio da Coordenação de Humanização do Trabalho na Saúde (CHTS).

A importância dessas reuniões é o alinhamento, fortalecimento das ações humanizantes, qualificação das práticas e processos de trabalho no SUS tendo o acolhimento como a principal diretriz.