Com o objetivo de divulgar as experiências exitosas de Humanização/Educação Permanente em Saúde e controle social vivenciadas em unidades de saúde de Manaus e do Estado do Amazonas, no sentido de fortalecer a qualificação da formação em saúde e as práticas humanizadas de atenção e gestão no SUS de acordo com o que preconiza a PNH/EPS-SUS/MS, será realizado nos dias 01 e 02 de junho de 2021 a I Mostra do SUS que dá certo do Estado do Amazonas.
Parceiros envolvidos na I Mostra de Humanização/EPS: O SUS Que Dá Certo:
- Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas;
- Escola de Formação Profissional Enf. Sanitarista Francisca Saavedra – ETSUS- CETAM;
- Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus;
- Os participantes, trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e do Estado do Amazonas.
A perspectiva é a da construção das condições de possibilidade dos sujeitos elaborarem/implementarem intervenções, aprendendo com elas, operando conceitos/ferramentas, transformando realidades, ampliando autonomia e exercendo protagonismo.
Serão reconhecidos 30 relatos de experiências exitosas, embasados na Política Nacional de HumanizaçãoPolítica de Educação Permanente em Saúde e controle social com explícita articulação entre os princípios, métodos, diretrizes e dispositivos da PNH e EPS.
As ações devem estar em andamento ou devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2021 e deverão constar resultados e conclusões ainda que parciais.
Devido à situação de pandemia do novo Coronavírus, a edição do evento será inteiramente
virtual, com transmissão pelo aplicativo Meet e pelo canal de YouTube da Secretaria Municipal de Saúde e por outro recurso indicado pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Centro de Mídias/ Telessaúde da UEA). O evento será gratuito.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Fabiana,
Nestes tempos de pandemia e de desafios enfrentados pelo SUS do Amazonas, é muito gratificante tomar conhecimento dessa I Mostra do Sus que dá Certo-Amazonas, e ver que apesar de tudo, o SUS pulsa forte aí no Estado!
Parabéns para o coletivo de Saúde envolvido no evento e muito sucesso na realização!
AbraSUS
Emília