I OFICINA DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS DE ALAGOAS/Modalidade presencial
Este curso foi organizado devido à solicitação dos municípios alagoanos para a implantação do Acolhimento e Humanização na Atenção Primária.
O curso é destinado aos profissionais de saúde que compõem a rede Sistema Único de Saúde – SUS do estado, tem como objetivo instrumentalizar trabalhadores e gestores da saúde, com vistas a promover uma modificação das formas tradicionais de organização dos serviços, dos processos e das relações de trabalho em saúde, introduzindo inovações nas práticas gerenciais e de saúde com base na Política Nacional de Humanização – PNH. Além disso, o curso propõe o fomento da reflexão crítica a respeito do cotidiano das práticas de saúde, das relações de trabalho que as permeiam e da Política Nacional de Humanização enquanto instrumento de mudança e de consolidação do SUS.
Ao final do curso, o aluno terá como produto um projeto de intervenção, que deverá ser implantado em seu município um núcleo de humanização.
O curso é realizado pela Gerência de Atenção Primária – GAP em parceria com a Gerência Executiva de Valorização de Pessoas – GEVP, gerências da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – SESAU.
Data inicial: 08/08/2018 Data do encerramento: 17/10/2018
Carga horária: 93 horas (09 Módulos, sendo 72 horas de concentração e 21 horas de atividades de dispersão).
Tutores: CidKeyla Cristine da Silva Santos, Luzia Maria da Guia Malta Prata, Sandra da Costa Barros, Vera Cristina Callado – GEVP; Cybelle Carneiro de França, Lúcia Maria Acioli de Brito – GAP e convidados.
Municípios participantes: Atalaia, Igaci, Limoeiro de Anadia, Murici, Pilar, Poço das Trincheiras, São José da Lage, São Luiz do Quitunde e Teotônio Vilela.
Participantes da GAP/SESAU: Assessoria Técnica de Saúde Bucal – ASTSB, Supervisão de Apoio e Cooperação Técnica para Atenção Primária à Saúde – SUACTAPS e Supervisão de Educação e Saúde – SUEPS.
Estamos na reta final do curso, faltando apenas 03 módulos para concluir e já percebo mudanças na minha forma de trabalhar e conviver com os meus colegas de trabalho, muito importante essa mudança pessoal e profissional.