Os povos indígenas vêm experimentando mudanças no estilo de vida que tem repercutido na emergência das doenças crônicas não transmissíveis, a destacar: dislipidemias, diabetes melito, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças psiquiátricas e alcoolismo. A procura por serviços de saúde especializados tende a aumentar com a crescente mudança no perfil epidemiológico desses povos.
Nos últimos anos surgiram varias reivindicações por diretos específicos oriundas de organizações indígenas juntos ao minsterios Publicos Federal . Destaca –se a reivindicaçoao da Associação Indigenas Itacoatiara de Piripiri, o ressurgimento de grupos étincos indígenas nos 36 munipios que possuir povo indígenas.
Foi justamente com objetivo de fortalecer a luta dos povos indígenas do Piaui na construção de uma nova historia através da Carta dos Povos Indígenas Kariri e Tabajara do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. – SESAPI , constituiu a portaria 249 /2016, criando uma comissão técnica para elaborar um proejto de pesquisa, titulado O PIAUI TEM INDIO SIM, trabalhando 03 (três)eixos:Diagnóstico Situacional,Levantamento Epidemologico , Qualificação do Profissional do SUS.
Considerando a relevância dos princípios descritos anteriormente, a proposta desse projeto foi a realização do I seminário em saúde indígena para possibilitar maior divulgação da pesquisa e o embasamento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, e a 5º Conferecia Nacional de Saude Indigena, abrir espaço para discussão e elabora de estratégia de enfrentamento dos pontos abordaos e assim ,construir uma proposta (carta ) de implantação desta politica nos 36 municipios do estado do Piaui.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Epifânio, que bom encontrá-lo por aqui, e que baita coincidência! Agora mesmo estava lendo uma matéria no Portal de notícias da SESAPI sobre o Seminário realizado. Fiquei muito feliz em saber desses movimentos que estão acontecendo para a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena no Estado. Enfim, a justiça sendo feita para resgatar a dignidade de vida dessa população que durante muitos anos ficou literalmente no anonimato no estado.
E que legal a sua postagem trazendo este importante acontecimento. Compartilho aqui o link da matéria que traz informações detalhadas do seminário. As imagens estão lindas!
https://www.saude.pi.gov.br/noticias/2017-12-04/8399/seminario-discute-saude-indigena-no-piaui.html
Vi a citação sobre a V Conferência Nacional da Saúde Indígena. Ela vai acontecer quando e onde? Fiquei interessada!
Valeu pela publicação!
AbraSUS!
Emília