I SIMPÓSIO DE CANNABIS, CIÊNCIA & SAÚDE

13 votos

I SIMPÓSIO DE CANNABIS, CIÊNCIA & SAÚDE

O evento acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2021, e contará com a participação de [email protected], docentes, profissionais e ativistas que atuam na disseminação de informações a respeito dos benefícios terapêuticos da Cannabis e em prol dos direitos das pessoas que usam drogas.

https://doity.com.br/simposio-cannabis-ciencia-saude

O I SIMPÓSIO DE CANNABIS, CIÊNCIA & SAÚDE, organizado pela Cultive – Associação de Cannabis e Saúde e pela Rede Brasileira de Ciência e Educação sobre Álcool e outras Drogas (REEDUCA-AD), com o apoio de outras instituições e organizações, tem por objetivo preencher as lacunas provocadas pela concepção simplista e proibicionista que cerceia diálogos baseados na perspectiva científica e bioética e, como consequência desse cenário, priva um número significativo de pessoas de terem seus direitos fundamentais à saúde.

A Cannabis é conhecida e utilizada pelo ser humano há milhares de anos para fins terapêuticos, religiosos, econômicos, entre outros. Para além de sua longevidade histórica, de seus aspectos botânicos, dos fins socioculturais de seu consumo e de sua ação em nível neurobiológico e psico-comportamental, há uma série de questões político-sociais que a circundam e demandam amplo debate em nível nacional e internacional. Essas questões remetem principalmente (primeiro) ao seu status de ilegalidade – influenciado historicamente pela hegemonia da perspectiva biomédica reducionista, pela discriminação étnico-racial e por pautas e objetivos político-institucionais; e (segundo), mais recentemente, o seu “reaparecimento” como tema central de diversas discussões acadêmicas, sociais e políticas, que voltam a destacar seu alto potencial terapêutico.

Os propósitos centrais deste evento são: ampliar os debates e proporcionar uma compreensão mais ampla sobre a Cannabis; desconstruir preconceitos; e fortalecer movimentos sociais de vítimas de guerra às drogas.