Icict/FIOCRUZ lança série jornalística sobre Clima e Saúde
Não há como negar que as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global – verões mais quentes e invernos mais rigorosos, primaveras mais chuvosas e outonos mais secos – estão alterando a vida de bilhões de pessoas em todos os continentes, trazendo impactos na saúde da população mundial.
Para entender um pouco mais sobre esses impactos no Brasil, o Icict está lançando a série “Clima e Saúde”, a partir dos estudos realizados pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict)/Fiocruz. A primeira matéria da série – Observatório Clima e Saúde ganha destaque em publicações na OMS e na COP23 – mostra a importância que os estudos realizados pelo Observatório ganharam na COP23 e na publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Acompanha esta matéria, além de farto material para pesquisa e estudos, a entrevista da coordenadora do grupo de Mudanças Climáticas, Rixa Schwarz, do Centre for Enviroment Education (CEE), da Nehru Foundation for Development, da Índia, que lançou – em parceria com a UNFCCC ((United Nations Framework Convention on Climate Change) e a Unesco a publicação “Good Practice in Action for Climate Empowerment – A compilation and analysis of case studies”.
Lançado em 2008, o Observatório tem parcerias com o Datasus, IBGE, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, secretarias estaduais e municipais de Saúde, e instituições de ensino federais e estaduais, além de integrar a Rede Brasileira de Pesquisas Sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, o Observatório trabalha com informações dos seguintes sítios sentinelas de Porto Velho (Rondônia), Semiárido e Transfronteiriço (Guiana Francesa e Brasil), além do de Manaus (AM) e do Rio de Janeiro (RJ).
Para ler a primeira matéria da série, clique aqui
Boa leitura!
Por Emilia Alves de Sousa
Os dados do estudo são alarmantes e preocupantes. Fico imaginando nessa previsão dos impactos das mudanças climáticas na nossa realidade piauiense daqui alguns anos. No atual contexto, já existe uma alta incidência de câncer de pele no estado por conta das altas temperaturas. Que bom o lançamento da série “Clima e Saúde”, sobre os impactos do clima no país, pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, do Icict. Conhecer melhor e enfrentar esse problema é urgente!
Obrigada Graça pelo compartilhamento desta importante publicação!
AbraSUS!
Emília