Ideias: Sesc SP promove encontros para debater e refletir

9 votos

Ideias: Sesc SP promove encontros para debater e refletir

Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. No canal do Sesc no YouTube, sempre às 16h, Ideias é um espaço para trocas nos mais variados campos de atenção do contemporâneo, refletindo sobre o que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas aqui em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos, enfim, articuladores sociais ativos.

O substantivo feminino ideia, do grego idéa (aparência, maneira de ser, estilo) ganhou em português uma principal figuração de sentido: a representação que se forma no espírito, como percepção intelectual. É, ainda, algo de certo modo abstrato: ideia como pensamento, lembrança, memória. No entanto, ela carrega – e isso é o principal – uma significância contundente: ideia se refere a plano, intenção, doutrina ou sistema. Ideia é construção de realidade.

Ideias, ação programática online do Sesc São Paulo, traz essa intenção criativa por meio do incentivo ao debate e à reflexão. Encampa, de modo analítico e crítico, as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea, de maneira a impulsionar os significados da palavra ideia neste momento de pandemia, em que o modo de vida drasticamente se altera, os problemas ampliam-se, as certezas são confrontadas e o pensamento – este nosso repositório de sonhos e desejos – se dobra e desdobra em busca de respostas que, não sendo necessariamente novas, possam renovar efetivamente as perguntas que lançamos ao horizonte.

Neste momento crítico, o Ideias busca contribuir para uma maior inteligibilidade no enfrentamento dos problemas que dizem respeito à sociedade brasileira – em sinalização a todos que se preocupam com uma sociedade mais digna e sensivelmente humana. Trata-se, portanto, de idear mediante o debate e a reflexão, de presentificar os ideais, de discutir planos, intenções, doutrinas e sistemas.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia em nossa sociedade, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.