IdeiaSUS e VideoSaúde destacam dois documentários sobre o dia dos Povos Indígenas (19/4)
Texto: VideoSaúde (Divulgação) | Arte: IdeiaSUS & VideoSaúde Distribuidora
No dia em que celebra-se a diversidade dos povos indígenas brasileiros (19/4), a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz traz duas potentes falas indígenas. Uma realça a saúde mental da população indígena. A outra, o controle social que fortalece a luta pelo direito à saúde dos povos originários. São personagens que se destacam na série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, produzida em parceria com a VideoSaúde Fiocruz.
Em ‘Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena’, Andréia Moreira fala sobre a prática que leva em consideração os saberes de povos indígenas nos cuidados em saúde. Veja no Youtube.
Em ‘Conhecendo o controle social: formação junto à comunidade indígena Nova Esperança Kokama’, o psicólogo e especialista em neuropsicologia, indígena Aparício Kokama, relata a atuação do controle social nas comunidades indígenas da região como forma de garantia do direito à saúde. Assista no canal da IdeiaSUS no Youtube.
As experiências relatadas na série integram, também, o banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.
Assista aqui os vídeos:
Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena – Duração: 6m57s – https://www.youtube.com/watch?si=Yi9r9ADIxanj6Jqy&v=2BpN4Dgcz5U&feature=youtu.be
Conhecendo o Controle Social: formação junto à Comunidade Indígena Nova Esperança Kokama – Duração: 3m54s – https://www.youtube.com/watch?si=Uvxa_1fHJqSNJp3o&v=QH59wpEe7x0&feature=youtu.be
LINKS IMPORTANTES:
Plataforma de Filmes VideoSaúde/Fiocruz – Catálogo Geral – https://videosaude.icict.fiocruz.br/
Plataforma Colaborativa IdeiaSUS – https://ideiasus.fiocruz.br/
IdeiaSUS no Youtube – Vozes da Saúde – https://www.youtube.com/playlist?list=PL1yK9pFOLvkhkqawFia9YUlLxUdQf3c_T
Por patrinutri
Que legal! Obrigada por compartilhar aqui este material! Com certeza muito necessária esta reflexão! Fiquei muito feliz em conhecer mais sobre este povo indígena de Barra do Sul em SC, aqui tão perto e um mundo desconhecido para mim. AbraSUS!