O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde. O GTH institui-se em qualquer instância do SUS e é integrado por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações estabelecidas entre trabalhadores de saúde e usuários. (BRASIL, 2006).
Na Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios – Al, foi posto como meta em seu planejamento a implantação do GTH. Para isso, foi iniciada, em 2017, uma articulação com o Setor de Humanização da Saúde (SHS) do Estado.
Paralelo a isso, o coordenador do NASF-AB no município, que é psicólogo e aluno do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (FAMED-UFAL), ao cursar a disciplina Humanização da Saúde, no início de 2018, teve a possibilidade de estudar a PNH e colocar em prática no serviço o método da roda como estratégia de discussão do trabalho no SUS.
Com essa proposta de realização das rodas de conversa, houve uma boa adesão dos trabalhadores do NASF-AB na discussão sobre o trabalho no SUS e a PNH. Esse espaço criado no serviço despertou o interesse dos trabalhadores sobre o GTH. Tendo sido discutida com os trabalhadores e também com a gestão municipal a proposta de criação do dispositivo, foram se concretizando as condições para a formação do GTH.
Com o apoio da gestão e do SHS, os trabalhadores foram convidados pelo coordenador do NASF-AB a participar da reunião/roda para discussão e composição do GTH, no dia 18 de setembro do corrente ano. Estiveram presentes 14 trabalhadores (4 psicólogos, 4 fisioterapeutas, 3 assistentes sociais, 3 nutricionistas), onde foi conversado sobre o dispositivo e a sua finalidade, seguindo com a montagem do regimento interno, eleição de coordenador, coordenador suplente, secretário e secretário suplente.
Depois de finalizada a reunião/roda, foi redigida a ATA que foi assinada por todos os presentes. Ficando programadas as reuniões do GTH para toda terceira quarta-feira de cada mês. O GTH foi formalmente criado por meio de portaria interna da Secretaria Municipal de Saúde nº 005/2018, de 20 de setembro de 2018.
Ficou acordado que nas reuniões seguintes serão discutidas questões como o convite de outros trabalhadores e usuários para participar do GT, problemas e dificuldades encontradas na realização do trabalho, possíveis soluções para estes, experiências que dão certo, dentre outros pontos que ajudarão na definição de metas e na operacionalização das ações do GT.
Por Sérgio Aragaki
GTH é um excelente dispositivo para análise e mudança nos processos de cuidado, gestão e formação em saúde.
Parabéns a todxs que estão melhorando e fortalecendo o SUS de Palmeira dos Índios!