Olá pessoal, meu nome é Barbra Auzier, sou enfermeira trabalho na Unidade de Saúde CAIC II, acabei de terminar o curso de Apoiadores da PNH, e estou apaixonada com tudo que aprendemos, durante o curso tivemos a oportunidade de identificar nas rodas de conversas que tínhamos um nó critico que atrapalhava de forma acentuada o processo de trabalho da unidade.
A diretriz do Acolhimento não existia e a equipe não conhecia a PNH, resolvemos apresentá-la através de oficinas, rodas de conversas envolvendo a comunidade para uma escuta qualificada e neste processo de escuta os relatos que os usuários trouxeram, levaram a equipe a refletir sobre como estamos recebendo ?
Será que estamos nos colocando no lugar do meu usuário?
O que posso fazer para melhorar o atendimento?
Quando o paciente chega ele é direcionado de forma clara a se locomover na unidade?
Para esse problema nos reunimos e montamos um fluxograma.
Durante o processo de construção percebemos que ainda existia dúvidas sobre o como e quem faz o que dentro da unidade. Tivemos como resultado uma equipe unida e aberta a mudanças, ao final da implantação eles relataram que não era a pessoa que estava a frente do processo, mas sim eles que resolveram sair do formigueiro e darem o melhor.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Parabéns, Barbra e toda a equipe da Unidade pelo trabalho coletivo!