Importância de estudantes Médicos da FAMEPP/UNOESTE participarem da “Campanha 3 Bichos”.

6 votos

Os Facilitadores do Programa de Aproximação à Prática da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) estimularam a participação de estudantes da Graduação em Medicina, no Campus de Presidente Prudente, na “Campanha dos 3 bichos”, realizada pela Vigilância Epidemiológica no mês de Março de 2022, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
A organização do Plano de Ação emergiu da Metodologia Ativa da Problematização e orientou sobre três doenças: Geohelmintíase (verminoses), Tracoma (doença bacteriana ocular) e Hanseníase (doença da pele e nervos). As escolas participantes foram previamente selecionadas, pelo fato de fazerem parte da área de abrangência, dos territórios ligados às Estratégias Saúde da Família, de acordo com os critérios epidemiológicos. Os acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE se inserem como membros das equipes interprofissionais nas ESFs, desde o 1º termo  da Graduação Médica e são estimulados a criar Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde, a partir de uma parceria firmada entre UNOESTE e Secretarias Municipais de Saúde de Presidente Prudente e Álvares Machado. O objetivo do Plano de Ação, ligado ao “Programa Saúde na Escola”, na campanha, foi: esclarecer os escolares sobre os sinais e sintomas dessas doenças, além de ensinar sobre as formas de prevenção, favorecer o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.  Após a ação de Educação em Saúde, a Facilitadora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular “Reflexão na Ação” com os acadêmicos. Os estudantes consideraram que o público-alvo foram escolares entre 5 e 14 anos. A Facilitadora considerou que, de acordo com dados fornecidos pelas Secretarias Municipais da Saúde de Álvares Machado e Presidente Prudente, cerca de 300 escolares receberam as fichas para a participação, sendo que todos devolveram a ficha com a autorização dos pais. Os acadêmicos explicaram que todos os escolares autorizados foram examinados individualmente pelos acadêmicos, sob supervisão das Facilitadoras, receberam medicação para verminoses, avaliação da pele e dos olhos.
A Facilitadora considerou que os casos, nos quais houve suspeita de algumas dessas doenças foram encaminhados para avaliação dos profissionais especializados. Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território de nove ESFs, no interior de SP.

Referência:
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS.
Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf&ved=2ahUKEwixkqLG2NL2AhXvgpUCHbHrA_cQFnoECCkQAQ&usg=AOvVaw3mtXDfpno60AAke0ZF3-qE
Acesso em 19 03 2022, às 12h 30min.