JANEIRO BRANCO – “A vida pede equilíbrio”

9 votos

* Isabela Belatto Bordignon

 

 

Janeiro é o mês de muito replanejamento, de organizações de metas e revisões pessoais. Importante a realização de reflexões e de repensar o que gostaria de realizar num futuro mais à frente.
Como podemos viver com equilíbrio? Para chegar ao equilíbrio, citamos a importância do autoconhecimento, ou seja, você se conhece? Sabe o que acontece que te deixa triste, o que te causa raiva, como você lida com todas as suas emoções? Saberia dizer, dentro de suas relações, o que te tira do equilíbrio? Cedo ou tarde, ficarmos sem equilíbrio faz com que tudo desande. Sem uma alimentação equilibrada, a saúde responderá. Sem realização de cuidados com o meu corpo, a saúde responderá…
Dentro do mês de janeiro possuímos a campanha do Janeiro Branco. Campanha que surgiu no Brasil em 2014, onde o mês foi dedicado à construção de uma cultura em alusão à saúde mental da humanidade. Neste mês, focamos mais do que nunca em deixar claro sobre a importância da saúde mental, sendo ela tão importante quanto a saúde do nosso corpo. “Nosso corpo é a nossa mente”.
Podemos refletir sobre diversas possibilidades de mantermos nossa saúde mental em dia. Podendo envolver cuidados diferentes que, unindo a psicoterapia, poderão ser benéficos ao sujeito que os pratica.
● A prática de atividades que o agradem no seu dia-a-dia, visando o bem-estar;
● Tempo investido no lazer com quem você ama;
● A busca pelo autoconhecimento, o que lhe faz bem;
● Cuidados com o corpo: prática de atividades físicas;
● Alimentação equilibrada e saudável. Busca por um profissional que o auxilie dentro da sua rotina;
● Amparos com o auxílio da fé;
● Qualidade do sono. Dormindo bem, regulamos nosso humor e tornamos nossos dias ainda mais produtivos, aumentando a nossa disposição.
● Mudança no estilo de vida.

Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida!

* Psicóloga Clínica no Hospital Regional São Paulo, Isabela Belatto Bordignon