Janeiro Branco: Hospital Abelardo Santos reforça apoio à saúde mental das mães

7 votos

O primeiro mês do ano é tradicionalmente dedicado à conscientização sobre saúde mental por meio da campanha Janeiro Branco. Como referência em cuidados neonatais e assistência à mulher, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) intensificará as ações já existentes que apoiam mães em situações de fragilidade emocional, com orientações à beira leito envolvendo a equipe de psicologia.

De acordo com especialistas em saúde mental que atuam do HRAS, o tema precisa ser tratado tanto no ambiente hospitalar quanto no convívio familiar, visto que cerca de 26% das brasileiras que se tornam mães apresentam sinais de Depressão Pós-Parto (DPP), o que corresponde a uma em cada quatro mulheres, conforme pesquisa recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Comprometido com o bem-estar físico e emocional das mães, o Hospital Abelardo Santos oferece acolhimento, escuta ativa e qualificada, orientações e suporte emocional a todos os pacientes. No contexto da maternidade, o objetivo é garantir cuidados integrados, promover a saúde mental e fornecer acompanhamento contínuo às mães, gestantes e puérperas durante a internação.

A psicóloga ressalta que “com essas iniciativas, o Regional Abelardo Santos reforça o papel do Janeiro Branco como uma oportunidade para transformar a maneira como a saúde mental é vista e tratada, especialmente em momentos tão delicados como o pós-parto”. Em 2024, o centro obstétrico do HRAS realizou mais de 5 mil partos, sendo 2.327 normais e 2.676 cesarianas.

Por fim, a psicóloga destaca a importância de oferecer uma escuta ativa e personalizada, sem julgamentos sobre o comportamento da mãe e comparações. Ela conclui: “Quando alguém em sofrimento, independentemente de quem seja, busca apoio, o recomendado é que se escute essa pessoa antes de qualquer coisa e busque um profissional para avaliar e acompanhar essa paciente de perto”, concluiu.