Este é um jogo elaborado para a disciplina de “A Psicologia e a Saúde – pressupostos para a prática profissional do psicólogo” do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e ministrada pela Prof.ª Ruth Gelehrter da Costa Lopes e Prof.ª Maria Cecília Roth.

O jogo foi elaborado pelas alunas Isadora Miklos, Maria Luiza Sobral, Juliana Dalla Costa, Roberta Bonadio, Vanessa Cepellos

Jogo CuidaIdoso

Objetivos:
Formar e capacitar profissionais da rede pública de saúde para atender às especificidades do público idoso que faz uso dos serviços da instituição, de modo a atendê-lo devidamente.

Temas geradores:
Saúde, população idosa, políticas públicas, profissionais da saúde.

Relevância:
Oferecer um atendimento específico e de qualidade ao público idoso.

Público alvo: 
Profissionais da saúde  que trabalham no SUS e atendem a população idosa.

Justificativa – por que criamos?
De acordo com o IBGE, em 2021, a população idosa representou mais de 14% do total da população. Em um mundo no qual a expectativa de vida mundial aumenta, é necessário tornar prioridade o cuidado e a atenção específica para essa população. Além disso, uma pesquisa da Fiocruz (2018) apontou que, pelo menos 75% dos idosos fazem uso dos serviços do SUS. Entretanto, os profissionais de saúde, de forma geral, não estão bem capacitados para atender o público idoso, o que prejudica um atendimento integral e longitudinal dessa população. Nesse sentido, o jogo propõe mobilizar profissionais da saúde a partir de informações essenciais sobre a população idosa, atentando-os para o cuidado e atenção específica que essa população necessita.

Cuidado do idoso no SUS – explicar um pouco do funcionamento atual 
De acordo com a legislação brasileira, a pessoa idosa é aquela que tem 60 anos ou mais. No Ministério da Saúde há a coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, responsável pela pela implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Todas as políticas nacionais que atendem a população idosa seguem as diretrizes da Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) e Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006).

O Ministério da Saúde divulga cartilhas e documentos de orientação e implementação da linha de cuidado às pessoas idosas no SUS. Esse documento tem como objetivo mobilizar o profissional de saúde a olhar para as necessidades dos idosos a partir de outras variáveis como vulnerabilidade social, autonomia e estilo de vida, por exemplo. O documento orienta gestores da saúde pública a construir e implementar essa linha de cuidado mais humanizado com o idoso.

O objetivo é que o profissional de saúde deixe de olhar somente para o cuidado da doença e invista na necessidade dos idosos, a partir do diagnóstico de vulnerabilidades sociais, nível de independência e autonomia e estilo de vida, considerando alimentação, prática de exercícios e prevenção de quedas, hábitos de saúde e histórico clínico. O jogo desenvolvido pelo grupo busca expandir a abrangência dessas informações, principalmente aos profissionais de saúde.

As políticas públicas de saúde voltadas para a população idosa abrangem diversas atuações, como a Saúde bucal da pessoa idosa, políticas para uso e armazenamento de medicamentos, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros-dia, Programa Acompanhante de Idosos (PAI), entre outros. Além disso, o Ministério da Saúde oferta também a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que divulga informações sobre as necessidades dessa população na atenção básica, e possibilita o acompanhamento longitudinal das condições de saúde da população idosa nos serviços de saúde.

Regras do jogo:

Esse é um jogo de tabuleiro, do qual podem participar de 2 a 6 pessoas, que envolve compartilhamento de informações sobre idosos e tem como objetivo instruir os profissionais atuantes na rede pública de saúde a atender às especificidades do público alvo.

Regras do Jogo: Cada participante deve posicionar o seu pino na casa de início para começar a partida. A cada rodada, cada um deve jogar o dado e avançar o respectivo número de casas no tabuleiro e, ao estacionar em uma casa redonda, deve pegar uma carta do monte colorido. As cartas contêm perguntas de verdadeiro e falso sobre o público alvo e o objetivo do participante é acertar a resposta que está no gabarito correspondente. Ao acertar, deve avançar 1 casa e ao errar, o participante deve ficar uma rodada sem jogar. Se for o caso de estacionar em uma casa especial, o participante deverá cumprir o que foi determinado pela casa. O participante que chegar ao fim primeiro, ganha o jogo.

Cartas do jogo do monte colorido:

1-O Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade é comemorado em 04 de dezembro.

Verdadeiro ou Falso?

O dia 1º de outubro foi instituído como “Dia Internacional do Idoso” por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990, e como “Dia Nacional do Idoso” pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

2-Na legislação brasileira, é considerada idosa a pessoa que tenha 65 anos ou mais de idade. 

Verdadeiro ou Falso?

É considerada idosa a pessoa que tenha 60 anos ou mais de idade.

3-O Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa é dia 15 de outubro.

Verdadeiro ou Falso?

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

4-Durante o atendimento de idosos no SUS, é importante lançar mão da avaliação multidimensional, que auxilia no planejamento do cuidado, sendo necessariamente realizada por equipe interdisciplinar. 

Verdadeiro ou Falso?

5-No SUS, algumas iniciativas integradas são importantes para se conhecer as vulnerabilidades desse grupo populacional, como a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, o Caderno da Atenção Básica (CAB 19) e a capacitação dos profissionais.

Verdadeiro ou Falso?

6-As Instituições de Longa Permanência para Idosos são instituições governamentais e não governamentais de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condições de liberdade e dignidade e cidadania. 

Verdadeiro ou Falso?

7-As ações voltadas para a população idosa são padronizadas em todos os territórios para que não haja diferenciação nos serviços oferecidos.

Verdadeiro ou Falso?

Para planejar ações voltadas para a população idosa é necessário saber quantos idosos vivem no território de abrangência e conhecer suas diferentes necessidades.

8-Uma forma de planejar o cuidado a partir dessas necessidades é classificar as pessoas idosas de acordo com sua capacidade funcional e com os cuidados de que necessitam. Esses critérios podem ser identificados durante as visitas domiciliares e nas avaliações propostas na Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa.

Verdadeiro ou Falso?

9-O sucesso do plano de ação elaborado pelo SUS depende exclusivamente do envolvimento do idoso que está sendo atendido, o qual é entendido como principal responsável pelo cuidado de si.

Verdadeiro ou Falso?

O sucesso do plano de ação depende do envolvimento do usuário, dos familiares e da equipe de saúde.

10-A Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa inicia-se na Unidade Básica de Saúde – UBS, a porta de entrada no Sistema de Saúde. Os idosos devem estar sempre vinculados e matriculados a este local, onde a maioria dos problemas da população idosa devem ser atendidos e resolvidos.

Verdadeiro ou Falso?

11-Nos casos em que as doenças de difíceis controles e que necessitam de maiores cuidados, o idoso é encaminhado para as Unidades de Referência à Saúde do Idoso – URSI.

Verdadeiro ou Falso?

12-A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) é uma unidade especializada para atender ao idoso na sua área de abrangência. Ela se insere no nível secundário da atenção à saúde, oferecendo atendimento pela Equipe Interprofissional, em âmbito individual e coletivo, dentro de uma visão integral.

Verdadeiro ou Falso?

13-Na Unidades de Referência à Saúde do Idoso – URSI, a Equipe Interprofissional que constitui o Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso desenvolve exclusivamente a assistência a doenças de maior complexidade e a problemas de saúde específicos da população idosa.

Verdadeiro ou Falso?

A Equipe Interprofissional também deve desenvolver ações preventivas e de promoção e proteção à saúde, atividades de treinamento e capacitação de profissionais da atenção básica e pesquisas específicas na área da gerontologia.

14-Na Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI), idealmente deve haver profissionais com especialização em Gerontologia ou Geriatria  e outros como Auxiliar Técnico Administrativo e Auxiliar de Enfermagem, estes não necessitando de formação específica.

Verdadeiro ou Falso?

15-O Programa Acompanhante de Idosos (PAI), é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.

Verdadeiro ou Falso?

16-Infelizmente, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é pouco reconhecido e ainda necessita ser melhor estruturado para atingir os objetivos propostos.

Verdadeiro ou Falso?

O Programa Acompanhante de Idosos é reconhecido como um programa exemplar e inovador. No decorrer do seu desenvolvimento, foi objeto de apresentação em congressos, seminários, mesas-redondas e teve sua experiência publicada em diversos locais, sendo a experiência divulgada em jornais, revistas, televisão e rádio.

17-É importante que os idosos percebam a necessidade de responsabilizarem-se pela própria saúde como prioridade em suas vidas.

Verdadeiro ou Falso?

18-Quedas são frequentes em pessoas idosas, mas infelizmente não podem ser evitadas. Resta-nos torcer para que, se houver uma queda, nada muito grave aconteça com a pessoa idosa.

Verdadeiro ou Falso?

É possível evitar quedas adotando medidas de proteção, como evitar tapetes soltos, escadas e corredores devem ter corrimão dos dois lados, deve-se usar sapatos fechados com solados de borracha, etc.

19-A condição de desamparo é inseparável do sujeito que o acompanha durante toda a vida. A busca de enfrentamento desse sofrimento causado por essa condição impulsiona a um trabalho constante de recobrimento dessa ferida aberta, podendo ser através da religião, arte, ciência, ética, política e as relações amorosas e familiares. 

Verdadeiro ou Falso?

10-Desamparo é definido como: condição/sensação de não poder ajudar a si mesmo; de desproteção; da ausência de resposta diante das exigências internas e externas que visam a manutenção da vida. 

Verdadeiro ou Falso?

21-O desamparo (incapacidade de realizar ações específicas para garantir a sua sobrevivência) pode ser atenuado com a intervenção de um outro, caso contrário, tanto a vida biológica como a vida psíquica estarão em risco. 

Verdadeiro ou Falso?

22-As condições sociais experimentadas no cotidiano do idoso, no Brasil, aliadas aos limites psicofísicos decorrentes do processo de envelhecimento, tendem a configurar uma situação de saúde em que a dinâmica psicológica muitas vezes vai se mostrar comprometida.

Verdadeiro ou Falso?

23-O diagnóstico de depressão na velhice é excessivo em nossa sociedade.

Verdadeiro ou Falso?

É bastante reduzido o diagnóstico de depressão em idosos, estima-se que 50% dos idosos depressivos não são diagnosticados pelos profissionais de saúde que exercem atividade na atenção primária, devido os sintomas serem semelhantes ao processo natural do envelhecimento. 

24-Idosos são  particularmente  vulneráveis aos efeitos adversos de medicamentos, sendo justamente os indivíduos que mais os consomem.  Mais de 80% dos idosos tomam no mínimo um medicamento diariamente.

Verdadeiro ou Falso?

25-A melhor forma de cuidar de um idoso é mantê-lo dentro de casa, evitando quedas na rua e limitando as atividades para que não corra o risco de se acidentar. A participação do idoso na sociedade poderá trazer prejuízos a ele.

Verdadeiro ou Falso?

O processo de envelhecer com qualidade de vida também é chamado de envelhecimento ativo. O termo envelhecimento ativo foi adotado pela Organização Mundial da Saúde para representar um desejo comum de que a velhice seja uma experiência positiva.

26-É importante manter o idoso protegido e restrito às interações sociais, dado o alto grau de gasto energético nessas atividades. Além disso, lidar com outras pessoas pode causar estresse e abalo emocional.

Verdadeiro ou Falso?

O convívio social faz toda a diferença no envelhecimento. Estimule as interações em grupo (seja para jogos de cartas, dança, para atividades físicas ou para aqueles que ainda trabalham) e com a família, se reunindo sempre que possível. Isso ajuda na comunicação, melhora o humor e estabelece ligações afetivas.

27-Os idosos são muito parecidos uns com os outros e, por isso, o envelhecimento é compreendido como homogêneo, o que facilita a oferta de cuidados de forma padronizada.

Verdadeiro ou Falso?

O envelhecimento é marcado por peculiaridades de cada indivíduo, tornando-se necessário levar em consideração a capacidade de manutenção funcional ou disfuncional do idoso para realizar suas atividades cotidianas.

28-Apesar da existência de grupos de terceira idade, eles se mostram pouco efetivos já que acabam potencializando temas que desestimulam os idosos como doenças, morte e luto. 

Verdadeiro ou Falso?

Os grupos de terceira idade oportunizam novas possibilidades e perspectivas de vida. É de fundamental importância, para o bem viver da população idosa, incentivar que as pessoas, na velhice, busquem manter boas expectativas para a vida com planejamento e crença no futuro. 

29-Em algumas situações, os idosos se excluem das atividades sociais, alegando a idade como pretexto para se vitimarem e se sentirem inúteis perante a sociedade, acreditando também não serem mais capazes de manter um relacionamento ou de começar um novo. Este comportamento é unicamente uma escolha do idoso não tendo nenhuma relação com as questões sociais. 

Verdadeiro ou Falso?

A sociedade também contribui para que o idoso tenha esta percepção de menos valia, porque as pessoas de mais idade sempre foram imaginadas como aquelas que estão se despedindo da vida. Deduz-se então, incorretamente, que por ter se aposentado do seu trabalho, de sua função, o idoso se aposentou da vida. Esse preconceito priva os idosos de várias oportunidades, como o amor, a sexualidade e o lazer.

30-A velhice é um momento da vida em que o idoso fica mais focado em si mesmo, não tendo tempo para se relacionar amorosamente com outras pessoas. Isso explica o fato de que poucos idosos procuram novos relacionamentos na velhice. 

Verdadeiro ou Falso?

O amor e a sexualidade na velhice são vistos como tabu para os que têm uma maior idade, porque a sociedade ainda concebe que somente aos jovens é dada a possibilidade de amar e manifestar sua sexualidade, relegando o indivíduo da terceira idade ao amor platônico ou à abstinência sexual. Porém, os idosos podem ter o desejo de ir ao encontro do outro, de ser amado, mas não há motivação suficiente porque estes acreditam que se o fizerem serão estigmatizados como pervertidos a partir dos ditames que lhes são impostos. O desejo não tem idade. 

31-O Centro-dia atende e possibilita ao idoso proteção social especial e cuidados pessoais, prevenindo a institucionalização e a segregação, com vistas a promover a sua inclusão social, por meio do fortalecimento das relações familiares. O serviço é destinado à atenção diurna de qualquer pessoa idosa que residir no território de uma Unidade de Centro-dia.

Verdadeiro ou Falso?

O serviço é destinado à atenção diurna de pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social.

32-O Estatuto do idoso teve a importância de definir que é, antes de mais nada, dever do Poder Público assegurar os direitos do idoso. Não há, no conjunto de Leis, pontuações sobre o papel da família e comunidade no asseguramento dos direitos da pessoa idosa.

Verdadeiro ou Falso?

O Estatuto define que é, também, dever da família, da comunidade e da sociedade assegurar os direitos dos idosos. Ou seja, todos nós somos responsáveis pela aplicação da lei. Diz o artigo 3º: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. 

33-O Brasil é um país que inquestionavelmente envelhece. Segundo pesquisas, a partir de 2031, haverá no território nacional mais idosos do que crianças e/ou adolescentes.

Verdadeiro ou Falso?

34-O número de pessoas idosas diagnosticadas com ISTs aumentou nos últimos anos, por isso é comum que entre os exames de rotina de idosos seja solicitado o teste de HIV.

Verdadeiro ou Falso?

Mesmo quando um idoso com pneumonia, complicação recorrente da aids, chega ao hospital, sua condição sorológica frequentemente não é investigada. É comum que mesmo entre os exames de rotina o teste de HIV não seja solicitado, fazendo com que esses indivíduos só sejam diagnosticados no momento em que eles têm aids, ou seja, quando ocorrem as doenças oportunistas.

35-As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade na população idosa, sendo a pressão alta a doença cardiovascular mais comum nessa faixa etária. Este problema na maior parte dos casos é causado pela ingestão exagerada de sal na alimentação associada ao sedentarismo.

Verdadeiro ou Falso?

 

Casas especiais:

  • Que falta de respeito! Você sentou no assento preferencial dentro do ônibus. Volte duas casas, e não faça mais isso!
  • Não achou lugar na rua e parou “rapidinho” na vaga de idoso? Achou que ninguém ia perceber, né?! mas eu percebi! Volte duas casas
  • Fiquei sabendo da roda de conversa sobre sexualidade com idosos que você organizou no seu bairro, muito interessante! Pode andar três casas.
  • Adoraram sua participação nas ações de divulgação de informações sobre IST em idosos! Pela sua atitude, você merece andar duas casas! Parabéns!

Fontes:

IBGE: PNAD Contínua. População cresce, mas número de pessoas com menos de 30 anos cai 5,4% de 2012 a 2021. Editoria: Estatísticas Sociais, Uberlândia Cabral. Atualizado em 22/07/2022. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34438-populacao-cresce-mas-numero-de-pessoas-com-menos-de-30-anos-cai-5-4-de-2012-a-2021#:~:text=Nesse%20per%C3%ADodo%2C%20a%20parcela%20de,39%2C8%25%20no%20per%C3%ADodo.> Acesso em 09/11/22.

CIDADE DE SÃO PAULO. Saúde da Pessoa Idosa. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/pessoa_idosa/index.php?p=5498. Acesso em 10/11/22.

GOV.BR. Saúde da Pessoa Idosa. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-idosa. Acesso em 10/11/22.

UNIMED. Acesso em:  https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/saude-mental-dos-idosos-vamos-falar-sobre-isso-. Acesso em 10/11/22.

MORAIS, Olga Nazaré Pantoja de. Grupos de idosos: atuação da psicogerontologia no enfoque preventivo. Psicologia: ciência e profissão, v. 29, p. 846-855, 2009. Acesso em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400014. Acesso em 10/11/22.

Outros sites utilizados:

https://www.scielo.br/j/rbgg/a/bSf8FWZsv845HtGB8z3CztD/?lang=pt&format=html

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/idosos/index.php?p=331342

https://drauziovarella.uol.com.br/sexualidade/idosos-tambem-precisam-se-prevenir-contra-o-hiv/

https://redeser.com.br/blog/o-que-e-o-estatuto-do-idoso-e-qual-e-sua-importancia

https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2019/11/saber-controlar-fatores-de-risco-previne-as-doencas-do-coracao.shtml

https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-aponta-que-75-dos-idosos-usam-apenas-o-sus#:~:text=Atualmente%2C%20os%20idosos%20representam%2014,29%2C3%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas