Live da Reciis conversa sobre a presença de travestis e transexuais na Ciência, dia 28/04
A Ciência como um lugar de presença de travestis e de transexuais. Esse é o assunto que será abordado na próxima live da Reciis. O bate-papo será no dia 28/04 (quinta-feira), às 19 horas, no perfil do Instagram da revista (@reciis_fiocruz), e terá como convidada a professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Luma Nogueira de Andrade.
O tema dessa conversa é inspirado na entrevista concedida pela professora e pesquisadora à Reciis n. 13, n. 2 do ano de 2019, ‘Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar’. O texto compõe o dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos. Luma Nogueira de Andrade traça uma trajetória discursiva e interseccional entre a sua vivência e a pesquisa científica. Seus estudos tiveram início nas ciências biológicas, de onde também surgiram estranhamentos e questões no que se refere ao corpo e à sexualidade. A partir disso, a pesquisadora passa a construir críticas sobre o conhecimento biológico em articulação com as ciências humanas.
Sua existência e corporeidade, construídas no interior do estado do Ceará, provocam a professora Luma Nogueira a dissertar, na linguagem científica, sobre outras possiblidades de ser travesti. No doutorado, Luma desenvolve uma tese sobre a disciplina e a (re)existência de jovens travestis às normas educacionais, propondo condições de ‘fuga’ e ‘táticas’ para existir e permanecer também no lugar da educação, da ciência.
As lives no Instagram da Reciis, periódico editado pelo Icict/Fiocruz, são uma ação do projeto ‘Artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da Reciis’, o qual tem o objetivo de fortalecer as iniciativas de divulgação e popularização da ciência por meio da revista eletrônica do Icict, de modo a ampliar e tornar acessível o alcance do conhecimento científico no país.
Serviço
Live: Travestis e transexuais na Ciência
Dia: 28/04 (quinta-feira) | Horário: 19 horas
No perfil do Instagram da Reciis: @reciis_fiocruz
Créditos:
Texto: Roberto Abib (Reciis/Icict/Fiocruz)
Arte: Clara Marques (Reciis/Icict/Fiocruz)
Links importantes:
Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar – Luma Nogueira de Andrade – https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1822
Dossiê 40 anos do Movimento LGBT no Brasil: comunicação, saúde e direitos humanos – https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/89/showToc
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis – https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis
Por Sérgio Aragaki
Super importante esse evento. Que possa potencializar a participação ativa e o fortalecimento da população T nos diversos espaços da Ciência, assim como em todos os demais da sociedade. Inclusão. Equidade. Respeito aos Direitos Humanos.