Livro da Fiocruz convida crianças a refletirem sobre a importância da vacinação
por Divulgação Portinho Livre (Icict/Fiocruz)
Maria Rosa é uma criança curiosa e atenta às reviravoltas da vida. A covid-19 afetou a história de sua família. Mas, esperta que só ela, a menina arrumou um jeito de transformar acontecimentos tristes numa narrativa que mostra a importância das vacinas para garantir a saúde daqueles que amamos. Escrito para a faixa etária entre 8 e 9 anos, Maria Rosa, o amor e as vacinas é uma obra que convida os pequenos leitores a refletirem sobre como um simples ato individual pode colaborar para o bem-estar coletivo.
Com isso, o livro busca a literatura infantil como ferramenta para fortalecer a divulgação científica e o combate à desinformação. A obra está em acesso aberto, ou seja, pode ser lida por qualquer internauta, de graça.
“É muito importante levar a pauta das vacinas para dentro de nossas casas, para dentro dos lares brasileiros. Todos experimentamos momentos difíceis, com a pandemia. E, agora, enquanto vivemos esse processo de reconstrução, precisamos buscar estratégias para fortalecer a ciência e a saúde pública”, justifica a autora Sonia Rosa, que foi convidada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para escrever o livro.
Com mais de três décadas de dedicação à arte literária infantojuvenil, Sonia Rosa é pioneira na chamada “literatura negroafetiva”: narrativas que têm personagens negros como protagonistas, sendo narradas pelo viés do afeto e de suas existências cotidianas. Em Maria Rosa, o amor e as vacinas, seu texto ganha a companhia das ilustrações criadas por Graça Lima, uma das mais renomadas ilustradoras brasileiras.
Este é o primeiro livro da Portinho Livre, selo que a Fiocruz lançou para editar obras infantojuvenis que abordem temas relacionados à saúde pública, à ciência e à cidadania. Além de editar narrativas inéditas, a Portinho Livre é também uma plataforma, que reúne livros já publicados e que tenham abordagens que estimulem a reflexão de crianças e jovens em temas como ciência, saúde pública e cidadania.
A Portinho Livre e o livro Maria Rosa, o amor e as vacinas foram criados pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), com apoio do Edital Ideias Inovadoras, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação.
Leia o livro Maria Rosa, o amor e as vacinas: https://bit.ly/mariarosaeasvacinas
Conheça a Portinho Livre: https://portolivre.fiocruz.br/portinho_livre
Por Emilia Alves de Sousa
Uma excelente obra para estimular/despertar as crianças para a importância das vacinas, principalmente nestes tempos de queda do índice de crianças vacinadas, o que eleva o risco do retorno de doenças como a poliomielite e outras por essa baixa vacinação.
Parabéns à Maria Rosa e a Fio Cruz pela publicação do livro!