LSFC estimulando estudantes médicos a conhecerem as PICs na UNOESTE

13 votos

A Liga de Saúde da Família e Comunidade (LSFC) da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), no campus de Presidente Prudente, organiza Rodas de Conversa com frequência mensal e foco em temas relacionados à Atenção Primária à Saúde.

Um dos temas propostos pela LSFC no semestre 2 de 2021, esteve voltado para as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Essas práticas correspondem a tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, as PICs também podem ser utilizadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

A palestrante, Fisioterapêuta Dra Ana Karênina Sabela, enfatizou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, integral e gratuitamente, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para a população. Os atendimentos se iniciam na Atenção Primária à Saúde (ESFs e UBSs), principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas mostram os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as práticas integrativas e complementares. Existe um número crescente de profissionais de saúde capacitados e habilitados para as PICs no SUS, além de uma crescente valorização dos conhecimentos tradicionais, de onde se originam grande parte dessas práticas.

A Professora palestrante fez algumas demontrações práticas de “Do-in”, no encontro, que deixou os participantes bastante interessados em conhecer mais sobre o assunto.

A palestrante enfatizou que o Brasil é uma referência mundial na área de PICs na Atenção Básica. Explicou que esta é uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes. Ademais, quando necessário, as PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.

Referências:

Práticas Integrativas e Complementares: quais são e para que servem.

Disponível em:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares&ved=2ahUKEwjqxuO1j570AhUtE7kGHSVeCjEQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw0PlKs2dm_i76r2YLNVBgk0

Acesso em 16 11 2021, às 20h 13min.