Manual de orientações nutricionais para pacientes pré e pós transplante renal

7 votos

O transplante renal é um procedimento cirúrgico complexo e invasivo, sendo assim, envolve os aspectos físicos comportamental e psicológicos do indivíduo. Ele pode ocorrer por meio do doador falecido ou doador vivo, em que eles sejam consanguíneos ou não (SANTOS, et al, 2018).
O transplante renal (TR) foi introduzido como terapia substitutiva em larga escala a partir da década de 60, e trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste na transferência do rim saudável de um indivíduo (doador) para outro (receptor), com o objetivo de restaurar as funções perdidas ou ineficazes do paciente com doença renal (PEREIRA, 2022).         Diante dos diversos fatores de risco em pacientes transplantados renais é imprescindível o acompanhamento clínico e nutricional com essa população, para controlar esses fatores e melhorar a sobrevida dos mesmos, garantindo o sucesso do transplante mediante uma boa evolução clínica e nutricional (GOMES, 2020).
Sendo assim, as intervenções nutricionais em qualquer fase do transplante renal, realizam papel importante no cuidado individual e na prevenção de problemas de saúde associados ao transplante renal como a obesidade ou a desnutrição, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e demais condições clínicas que venham interferir na aceitação do órgão ou qualidade de vida do transplantado.

https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12490/5893