A assistência de enfermagem no mundo lúdico da pediatria

“Mãozinhas que saram “

No ano de 2020 com a decretação do estado de pandemia em relação ao coronavírus pela organização mundial de saúde, foram suspensas visitas hospitalares e entradas de programas em datas especiais, assim a pediatria perdeu um pouco da alegria, as crianças não possuem brinquedoteca no andar onde estão hospitalizadas.

Assim surgiu a ideia de substituímos essa carência com comemorações em datas especiais envolvendo a própria equipe da assistência, realizamos além do cuidar da doença e cuidado também do emocional e espiritual com atividades lúdicas e educativas.

Foram desenvolvidas atividades, levando a criança hospitalizada a confiança e amor pela equipe presente em seu dia a dia hospitalar. Ganhamos a confiança da criança para exercermos algumas práticas de cuidar, assim como o amor recíproco.

Quando a criança hospitalizada entra em contato, com uma brincadeira e/ou brinquedo ela não apenas gasta energia nesta ação, há também um processo de subjetivação…neste sentido, o brincar é uma ferramenta de possibilidades em que criará oportunidades ao individuo em vivenciar sua realidade de maneira autêntica e humana.

Resultados:

A partir da abertura das comemorações de datas especiais na enfermaria ,aprovada e realizada junto com nossas gerencias ,é possível compreender o quão esperado e importante é para as crianças e também para seus acompanhantes o processo da equipe na demonstração de amor e humanização da assistência a saúde nos momentos de realizações dos eventos , com grande reflexo positivos de confiança e cooperação no
nosso dia a dia na pediatria.