Médico canta para paciente internada com Covid-19 antes do falecimento.
Foto do acervo do Portal do Piauí TV Club
Durante este período de quase um ano e meio de pandemia, acompanhei nas redes sócias várias narrativas de profissionais sobre o tratamento humanizado de pacientes com Covid-19. Mas nenhuma me comoveu tanto quanto esta de um médico de uma cidade do interior do Piaui.
Ao perceber as últimas horas de vida de uma idosa que se encontrava internada na UTI de um Hospital da rede pública de São Raimundo Nonato, município localizado no sul do Estado do Piauí, o jovem médico Matheus Rocha, 24 anos, solicitou a usuária que escolhesse uma música para que cantasse para ela. A música escolhida foi “Hallelujah” de Leonardo Cohen, que o médico cantou em português de forma bastante acolhedora, e que fez a paciente “marejar os olhos” de emoção, como relatou ele numa entrevista.
“Foi muito emocionante. Ela ficou com os olhos marejados, cantou junto, teve sua experiência com o Divino.”
A iniciativa aconteceu sexta-feira (11) e foi registrada através de um vídeo por uma fisioterapeuta que emocionada acompanhou toda a cena.
No mesmo dia à noite a usuária faleceu mas, com certeza, partiu reconfortada pela música cantada pelo médico.
O médico relatou numa entrevista concedida a um canal de TV que na maternidade onde trabalhou, ele e outros profissionais não só cantavam, como dançavam com as mães para aliviar as dores das contrações no processo do parto.
Para acessar o vídeo no Youtub clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=5RxXvI_bdZU