Meu perfil: SUS de Nordeste a Sul; Norte; Leste a Oeste

8 votos

Há algumas décadas milito do SUS, Serviço Único de Saúde, e de várias formas: seja na cobrança e sugestões de muitas pautas; seja em participações em Conferências(que perdi a noção da quantidade), e com muita qualidade, intensa participação nos debates; seja em outros fóruns, aqui destaco o FGSM – Fórum Gaúcho de Saúde Mental, e o representando na RENILA – Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial.

Não poderia deixar de citar muitos textos que produzi em defesa do SUS, seja em meus livros publicados, seja em crônicas e também nas redações das propostas de conferências.

Escrevendo isto, quero mencionar a foto de capa de meu perfil e seu significado não só a mim, mas ao SUS, e às entidades que represente, tentando representá-las da melhor forma possível, cito as múltiplas culturas.

Com muita nostalgia recordo da logomarca da 15ªCNS, esta marca, conjunto de desenhos, que percorreu muitas conferências municipais e estaduais Brasil afora em 2015. Veja só, um pouco de minha cultura estava lá presente, não com com a cuia de chimarrão, que é nossa marca, mas também outros “símbolos culturais” como o cocar indígena e tantos outros locais brasileiros representados.

Confesso que estive em várias representações nacionais, também na Saúde, antes mesmo de 2015, quando criei meu perfil nesta plataforma.

Confesso também que entendo que muitos “símbolos” aproximam as pessoas, lembro com ainda mais nostalgia que, em muitos locais brasileiros que participei presencialmente, com meu chimarrão feito e com a água no calor adequado, “muitxs curiosxs” me procuraram para experimentar a nossa cultura.

O SUS tem este poder mágico de entrelaçar as culturas, seja numa cocada baiana, um chimarrão gaúcho, um tereré tomado tantos locais(inclusive aqui), um chapéu nordestino ou tantos outros afetos simbólicos Brasil afora.