Momento devocional – Hospital Regional do Tapajós em Itaituba Pá

10 votos

Com o objetivo de oferecer um momento de conforto espiritual para mães de bebês e crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), servidores realizam momento devocional no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará.

No âmbito religioso, devocional é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar a Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, leituras e discussões sobre a Bíblia.

As práticas devocionais ajudam a aumentar a fé das mães acompanhantes na UTI, que encontram na espiritualidade uma forma de enfrentar o momento difícil.

Socialização – A rotina de uma UTI é bastante intensa e muitas vezes estressante. “As crianças estão em estado grave, as equipes médicas e a de multiprofissionais trabalham para restaurar a saúde dos pequenos. Nesse contexto, o devocional se torna uma pausa para reflexão e oração, trazendo um alívio para a alma”, explicou a supervisora das UTIs Jocicléia Rodrigues

O momento devocional acontece toda segunda-feira. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a equipe do Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), o objetivo é contribuir com a socialização, integração, fortalecimento de vínculos, trabalho em equipe e o sentimento de gratidão por parte dos pacientes que se fortalecem a cada encontro.

“Algumas mães acabam vindo de longe, sentimos a necessidade desse acolhimento para que elas tenham estrutura emocional e se mantenham firmes para melhora da saúde dos filhos”, afirmou.

Resultados – Sandra Souza veio de Santarém, está acompanhando seu filho na UTI há mais de dois meses. Ela diz que o devocional trouxe conforto e esperança para os momentos difíceis.

“A leitura de textos bíblicos ou mensagens inspiradoras proporciona alívio emocional em meio ao ambiente hospitalar estressante. Sou grata por esse tipo de momento espiritual como parte integrante do cuidado ao paciente, me sinto em um ambiente acolhedor e inclusivo”, afirmou.

O hospital possui, 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 UTI Neonatal e 05 leitos de UCI Canguru. Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) o Regional do Tapajós recebe pacientes de todo oeste paraense.

Texto: Ascom HRT