O som agradável do saxofone encantou as mulheres que estavam no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A iniciativa é uma homenagem as usuárias e profissionais da unidade pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8).
Músicas carregadas de mensagens de esperança e fé, ecoaram pelos corredores das unidades de internação, complexo neonatal, recepções e diretoria do hospital.
Rayany Lopes, de 24 anos, está na unidade há 7 dias acompanhando o seu bebê de 11 dias, contou que ficou bastante emocionada e lisonjeada com a homenagem. “Eu fui buscar água no bebedouro para tomar um remédio e o saxofonista estava lá. Foi a primeira vez que vi pessoalmente alguém tocando o instrumento. Foi muito lindo, até chorei “, comentou.
Surpreendida pela ação, a auxiliar administrava do HRAS, Fernanda Saron, relatou que o belo som das músicas deixou o corredor do setor onde trabalha mais agradável. “Foi muito bom trabalhar ao som de uma bela canção instrumental, uma homenagem maravilhosa”, parabenizou.
A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, enfatiza que a programação faz parte do cronograma de ações da unidade e que datas como essa não passam batidas. E a escolha de homenagear as mulheres com música está relacionada aos seus benefícios.
“A música ajuda a relaxar, reduz os sintomas de ansiedade e melhora a socialização. Esses são momentos que podemos proporcionar bem-estar e acolher os nossos usuários. Desta forma, mudamos aquela visão de que hospital é um ambiente frio e pouco acolhedor, por meio de um cuidado humanizado”, afirmou.
Por patrinutri
A atre sempre traz consigo um sopro de cura. Colocar a música nos espaços de saúde é como parte do tratamento não medicamentoso e não intervencionista!
Alegria cura também, além de deixar leve um espaço que é por si só triste a cheio de medos.
AbraSUS