Mutirão de Combate à Dengue mobiliza estudantes de Medicina da Unoeste em Pres. Prudente, SP

12 votos

A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, denominada: “Busca Ativa em Visita Perimetral”, ocorreu no dia 07 de março na ESF do bairro Morada do Sol e mobilizou os estudantes do 2° termo do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Os futuros médicos participaram trazendo informações importantes acerca da Dengue à população local.
Ao todo, mais de 30 voluntários, entre eles Estudantes de Medicina, Professoras da Universidade, Agentes Comunitários de Saúde e Servidores da Coleta de Lixo da Prefeitura Municipal de PP se reuniram em prol do “Mutirão do Combate à Dengue”.
É muito importante, para os futuros Profissionais de Saúde, discutirem com a comunidade local sobre os
sintomas, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, a prevenção da proliferação dos insetos e a conduta acerca do manejo dos usuários do SUS, que adquiriram a dengue.
Muitas dessas informações não são acessadas por grande parte da população mais vulnerável do bairro, que acaba ficando exposta ao agente causador da dengue.
De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, houve um aumento de 162,5% no índice de casos de Dengue no Brasil, superando o ano de 2015 que, até então, tinha sido o ápice do marco histórico de casos da epidemia.
Fica evidente a importância de conscientizar a população acerca dos danos trazidos pelo vetor da Dengue, o mosquito Aedes aegypti.
Ações de Educação em Saúde trazem informações para a comunidade sobre como as pessoas devem proceder para evitar que essa doença continue trazendo danos para a comunidade, de maneira crescente.
A iniciativa de fazer o Mutirão do Combate à Dengue preconizou trazer informações à população do Bairro Morada do Sol
que consta com altos índices de casos da Dengue registrados desde 2022 até o começo de 2023.
Os acadêmicos de Medicina incentivaram a comunidade a procurar a ESF do Bairro, nos casos de suspeita de dengue. Estudantes explicaram de maneira simples, sobre como a comunidade deve evitar a água parada e como eliminar os focos de larvas, caso estejam presentes nas residências. A notificação dos casos de Dengue
faz-se necessária para que a Secretaria de Saúde mapeie os focos da epidemia e
trace estratégias epidemiológicas específicas.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde, desenvolvida no território ligado à ESF, a partir da utilização da Metodologia Ativa da Problematização, utilizada na Graduação do Curso Superior de Medicina, no Campus de Presidente Prudente, na UNOESTE.

Referência:
Boletim Epidemiológico Vol.53 Nº48. Dados do Ministério da Saúde.
Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2022/boletim-epidemiologico-vol-53-no48/view
Acesso em 08/03/2023.
Às 10 horas e 25 minutos.