No mês de aniversário do SUS, VideoSaúde destaca filmes especiais sobre o tema

8 votos

por VideoSaúde Divulgação | Arte: Ascom/Icict/Fiocruz

Em setembro, mês de aniversário do SUS (19/09), a VideoSaúde apresenta uma programação diversificada e enriquecedora, ressaltando a importância do SUS em diversos âmbitos do Brasil. O filme “SUS, em defesa da vida” evidencia a relevância do Sistema Único de Saúde na vida da população brasileira; “Idosos em Ação” retrata práticas de promoção à saúde dos idosos por meio de atividades físicas; enquanto “Escutas, grupoterapia” mostra a resiliência de uma comunidade diante dos desafios de saúde mental.

Em referência ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, o filme “Clarita” revela experiências com Alzheimer e reflexões sobre a vida. E ainda, “Mulheres não esperam mais, acabemos com a Aids e a violência. Já!” destaca a conexão entre violência e HIV; “Almerinda, a luta continua” retrata a trajetória da pioneira do feminismo Almerinda Gama; “O ataque silencioso dos fungos” aborda a detecção precoce de infecções fúngicas; “Fiocruz Mata Atlântica” investiga a infecção por SARS-CoV-2 em animais e “20 anos do programa de prevenção e controle da malária” celebra duas décadas do programa de combate à doença.

Em alusão ao Setembro Amarelo, um período que fortalece a conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Programa VideoSaúde Especial exibe o documentário “Laços e nós: tecendo histórias do luto por suicídio”, que examina o luto por suicídio e a necessidade de apoio.

O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação completa do mês.

2/9 – Clarita | Idosos em ação (Brasil, aqui tem SUS – Pancas – ES) 
Clarita

Narrado na primeira pessoa e baseado na mãe da diretora, portadora da doença de Alzheimer, apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte.

Idosos em ação (Brasil, aqui tem SUS – Pancas – ES)

O projeto “Idosos em Ação” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Pancas-ES e tem como eixo de atuação a promoção da saúde do idoso. Além de aulas de ginástica conduzidas semanalmente por fisioterapeutas e educadores físicos, o projeto integra acompanhamento médico, nutricional, psicológico e dental seguindo as diretrizes da Cartilha do Idoso do Ministério da Saúde.

Reprises:
4/9, quarta, às 22h30
6/9, sexta, às 22h30
8/9, domingo, às 21h30

9/9 – Mulheres não esperam mais, acabemos com a Aids e a violência. já! | Almerinda, a luta continua 

Mulheres não esperam mais, acabemos com a Aids e a violência. já!

A Campanha “Women Won’t Wait – Mulheres Não Esperam Mais – Acabemos com a Violência e a Aids. Já!” foi criada em 2006 com objetivo de abordar, em âmbito mundial, a interface entre a violência contra a mulher e a Aids. O filme apresenta relatos sobre a promoção da saúde das mulheres, histórias de violência e preconceito e a questão dos direitos humanos na luta contra o HIV e a Aids, destacando ainda a relação entre a violência e a disseminação do HIV. Mulheres que trazem duros e pungentes retratos da realidade em diferentes países.

Almerinda, a luta continua

Lança luzes sobre a trajetória de uma das grandes personalidades da política brasileira: a alagoana Almerinda Gama. Pouco conhecida, Almerinda foi advogada, feminista e a única mulher representante classista a votar na Assembleia Constituinte de 1933. O filme faz um resgate histórico da vida de Almerinda, uma das primeiras militantes feministas brasileiras.

Reprises:
11/9, quarta, às 22h30
13/9, sexta, às 22h30
15/9, domingo, às 21h30

16/9 – SUS, em defesa da vida | O ataque silencioso dos fungos 

SUS, em defesa da vida

O filme retrata, a partir de diversos personagens e situações, a abrangência e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de todos os brasileiros e brasileiras.

O ataque silencioso dos fungos 

Considerados inofensivos até alguns anos atrás, os fungos estão se mostrando mais resistentes aos medicamentos usados para combatê-los. O infectologista Arnaldo Colombo, da Unifesp, destaca a importância de reconhecer rapidamente as infecções fúngicas, muitas vezes confundidas com as causadas por bactérias.

Reprises:
18/9, quarta, às 22h30
20/9, sexta, às 22h30
22/9, domingo, às 21h30

23/9 – Escutas, Grupoterapia | IdeiaSUS | Rio de Janeiro-RJ 

Numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde, usuários e equipe da Clínica da Família Augusto Boal abrem suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados. Revelam diferentes desafios para o SUS. Mas também apontam a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa unidade básica de saúde.

Reprises:
25/9, quarta, às 22h30
27/9, sexta, às 22h30
29/9, domingo, às 21h30

24/9 – Programa VideoSaúde Especial: Laços e nós: tecendo histórias do luto por suicídio 

O documentário conta sobre o processo de ressignificação de vida na experiência de sete pessoas que perderam entes queridos pelo suicídio. No entrelaçamento dos fios compostos por cada história apresentada, percorremos os laços e nós presentes nessas narrativas que, ponto a ponto, revelam um pouco sobre a personalidade da pessoa falecida, sobre o suicídio, o processo de luto e a importância de obter suporte e apoio. “Sabe-se que para cada suicídio completo são em média 135 pessoas impactadas por essa morte e ainda não falamos abertamente sobre isso. Uma perda que altera completamente a vida dos que ficaram, e os levam a trilhar seu singular caminho de sobrevivência. Para que a forma como a pessoa viveu seja mais importante do que como ela morreu. Para que a sociedade pare de julgar os que ficaram e possa olhar com empatia e compaixão”.

Reprise:  
26/09, quinta-feira, às 23h

30/09 – Fiocruz Mata Atlântica | 20 anos do Programa de prevenção e controle da malária

Fiocruz Mata Atlântica

Projeto Infecção do SARS-CoV-2 em animais silvestres e domésticos de uma área da Mata Atlântica da região metropolitana do Rio de Janeiro.

20 anos do Programa de prevenção e controle da malária

Desde 2003, o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária do Ministério da Saúde fortalece as estratégias de combate à doença em todas as esferas do SUS. O Programa, que completou 20 anos, é fruto de uma luta que já dura quase um século, e que hoje mira na eliminação da doença no Brasil.

Reprises:
2/10, quarta, às 22h30
4/10, sexta, às 22h30
6/10, domingo, às 21h30

LINKS IMPORTANTES:
Canal Saúde: https://www.canalsaude.fiocruz.br/

Plataforma de Filmes VideoSaúde/Fiocruz – FioFlix – Catálogo Geral: https://videosaude.icict.fiocruz.br/