Rodas de Debulha e Contação de Histórias – Estratégia Comunitária de Promoção de Saúde
O clima de "festas juninas" no Sertão é inspirador…
Rodas de Debulha e Contação de Histórias – Estratégia Comunitária de Promoção de Saúde
O que vocês acham disso?
Algumas idéias sobre (certamente há muito mais – ajudem!):
1. A primeira roda deve ter como tema (e deve ser a única com tema prévio! Rsrsrsr) como se conseguirá o alimento a ser debulhado (milho, feijão etc.): uma horta comunitária no terreno de uma Unidade Básica de Saúde etc.?
2. É uma atividade que dispensa um profissional pago e especializado;
3. Resgata uma socialidade orgiástica primal, que sustentou por milênios a saúde e educação integral de nossa espécie e, em países como o nosso (recentemente ocidentalizados…), é ainda hoje vivenciada por um sem número de pessoas, sem qualquer interferência do Estado;
4. Promove o retorno a regimes alimentares bem mais saudáveis que os possibilitados pelos fast food (desde as grandes corporações até os "porcões", tão em modo em "todo lugar": excesso de açucares, gorduras etc.);
E então?
Por Shirley Monteiro
Herlon,
Compartilho contigo estes argumentos que apresentas, e vejo muita riqueza nesta idéia !!! Mas não só isso, vejo muita contemporaneidade uma vez que esta proposta tem indícios de uma transdisciplinaridade da Clínica que vém resgatar saberes tradicionais, nossas raízes indígenas, tecnologias relacionais, Ecologia Integral e tanto mais !!
Vá em frente e escreva sobre isso. Leve para a atenção como cuidado, mas quem sabe também como pesquisação, pesquisa-intervenção, quero dizer. Dá mesmo uma Tese !
Um abraço,
Shirley Monteiro.