ENCONTRO MACRO REGIONAL SUDESTE DA PNH

22 votos

Elaborei este Relatório hoje para prestar contas da viagem para participar deste encontro, em São Paulo, que tanto nos afetou e fortaleceu, como Coletivo Macro Sudeste. Depois que vi o post de Jacque sobre o Encontro da Regional Nordeste II, deu vontade de compartilhar com vcs um pouco do que foi este nosso encontro. Não fiz fotos; outros companheiros poderão acrescentar aqui suas impressões e fotos. Vale registrar, que este encontro reuniu as três micro regiões:  Sudeste I (SP),Sudeste II (RJ-ES) e Sudeste III (MG).  

                     RELATÓRIO DE VIAGEM

Consultora MS/PNH: Ana Rita Castro Trajano
 
ENCONTRO MACRO REGIONAL SUDESTE DA PNH – Política Nacional de Humanização
Data: 19/08/2010
Horário: 9: 00 h – 17: 00h
Local: Centro Formador de Recursos Humanos para o SUS/SP
Rua Dona Inácia Uchôa, 574, Vila Mariana, São Paulo
Participantes: Consultores da PNH/MS (MG, SP, ES, RJ); coordenadores/referências técnicas da PNH/SESs (MG-SP-ES-RJ) e SMSs das capitais (BH, SP, Vitória, RJ) outros Apoiadores da PNH nestes estados.
 
ENCAMINHAMENTOS
 Após apresentação dos percursos realizados pelas SESs e SMSs referentes à implementação da PNH nos diferentes estados e capitais presentes, através de relato analítico pelos profissionais de cada região/estado, foram definidos os seguintes encaminhamentos:
 1) Realização de Encontros Macro Regionais presenciais regulares – Data e Local  do próximo: 25/11/2010, Rio de Janeiro.
 2) Criação de grupo virtual/e-mails. Responsável: Daniel Gabarra (SES-MG)
 3) Objetivos do Coletivo Macro Sudeste:
– constituir-se como espaço de troca de experiências, avaliação, qualificação das nossas intervenções;
– possibilitar participação dos usuários/Conselhos/movimentos sociais;
– Trabalhar a partir de temas emergentes através de análise/discussão de casos/experiências vivenciados pelos participantes;
– Fomentar a constituição de Redes de Apoio PNH/SUS – o que conseguimos mudar nestas redes a partir do entendimento de Humanização?
– Criar estratégias de ampliação das Rodas, incluindo usuários, movimentos sociais, outros parceiros.
 4) Temas emergentes neste encontro:
– Organizações Sociais (OSs) e a privatização do SUS – como enfrentar este desafio? Como fazer esta discussão junto aos trabalhadores e usuários?
– Participação dos usuários e movimentos sociais em Fóruns/Encontros da PNH: estratégias de ampliação das rodas
– Sustentabilidade das ações em parceria com SES, SMS, ESP, Universidades, outras
– Monitoramento e Avaliação: Como socializar as vivências e experiências? “PNH precisa se mostrar para o Brasil (através de números também!) – em nível nacional.”
– Formação/Intervenção como estratégia de sustentabilidade da PNH- “os cursos como brechas/ legitimidade pra intervir – papel dos cursos com projetos de intervenção” – O que isto representa em termos de transformações nos processos de trabalho? Negociar a partir dos planos de intervenção – articular com as ações das Secretarias – “quando falamos em Humanização, falamos de mudança em processo de trabalho – construir espaços de cogestão dos processos de trabalho”.
– “Fazer gestão é fazer apoio” – risco de centrar PNH nas pessoas.
– outros(?)
 
Belo Horizonte, 20 de agosto de 2010