Seis meses de Rede HumanizaSUS!
Se considerarmos o Café HumanizaSUS realizado em Brasília no dia 23 de fevereiro de 2008 como a data de lançamento da Rede HumanizaSUS, depois de amanhã ela completa 6 meses de vida.
Parabéns!!!
Parabéns a todos nós que fazemos esta Rede!
Parabéns à PNH, origem, apoiadora e grande animadora desta Rede!
Parabéns ao SUS, que espande nesta Rede seu compromisso como política pública, espaço democrático e de realização concreta da cidadania!
Ela chega aos seus primeiros 6 meses de existência com 873 participantes cadastrados. Isso neste exato momento em que escrevo, pois já deverão ser mais no momento da leitura deste post, considerando o ritmo a que ela tem crescido nas últimas duas semanas: foram cerca de 200 novos inscritos apenas nos últimos 14 dias!
Há uma semana (15/08), já havia sido publicado nesta Rede:
– 218 posts
– 478 comentários
Veja os 10 posts mais comentados da RHS
Apenas para se ter uma idéia do que essa Rede ainda nascente já representa em termos de alcance e visibilidade, vejamos alguns números dos últimos 30 dias:
– Recebemos 4.688 visitas de 2.900 visitantes individuais;
– Estes visitantes realizaram 23.042 visualizações de páginas, o que significa que visualizavam cerca de 5 páginas por visita e permaneciam cerca de 5,5 minutos no site a cada visita.
– Estes visitantes distribuem-se por 151 cidades brasileiras, que estão representadas no mapa acima. As "top-15", em ordem decrescente são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Santa Maria, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Blumenau, Florianópolis, Campinas, Belém e João Pessoa.
– É claro que a maioria absolutíssima de visitas são do Brasil, mas internet é internet e nossa Rede já recebeu visitantes de 20 outros países de todos os continentes do planeta, com destaque para Portugal e Espanha. Só por curiosidade, a distribuição no mapa-mundi destas visitas (em verde claro, pelo menos uma visita):
E para não ficarmos apenas com um monte de números, sem saber o que eles significam, vamos a algumas comparações…
Os gráficos abaixo comparam a nossa Rede com o "benchmark", isto é, com as médias encontradas em sites similares e de mesmo porte que o nosso.
Quanto ao número de visitas, até uns quinze dias atrás vínhamos bem próximos da média e nos últimos 15 dias temos recebido mais visitas que a média dos sites semelhantes, perfazendo nos últimos 30 dias um resultado 13,13% acima do "benchmark":
Quanto ao número de páginas visualizadas, o comportamento no último mês é semelhante ao números de visitas, mas o resultado global é ainda melhor: 54,33% acima do "benchmark". Aumentou o número de visitas por visitantes que navegam em mais páginas…
Quanto ao número médio de página visualizadas a cada visita, também estamos acima da média (36,44%) e já estamos estavelmente acima da média há algum tempo…
Quanto ao tempo médio que o visitante permanece em nosso site, aí sim, estamos muito acima da média dos sites similares: 119,06%. Nossos visitantes têm um grande interesse pelo assunto!
Para encerrar, mais um gráfico, para mostrar pelo menos um em que ficamos abaixo da média dos sites similares: a proporção de novas visitas entre todas as visitas que recebemos: 57,53%. Essa proporção fica 10,15% abaixo do "benchmark", traduzindo, possivelmente, que ainda há uma divulgação relativamente baixa da RHS e que um número significativo das visitas são de visitantes que retornam porque se interessam continuadamente pelo que é publicado, sejam cadastrados ou não. Em suma, traduz um perfil "comunitário" de seus visitantes…
Evidentemente, trata-se de uma análise ainda muito superficial desses dados (em breve, seram disponibilizados relatórios com análises bem mais cuidadosas para quem se interessar).
O intuito é apenas presentear a Rede, nestes seus seis primeiros meses de existência, com uma primeira imagem de si própria.
E a Rede continua!
Ampliando as conversas, expandido o expectro da sua diversidade, aumentando a inteligência coletiva do SUS, incluindo cada vez mais novos companheiros de luta nessa construção continuada de um SUS que dá certo!
Por Cláudia Matthes
Estar nessa rede é prá valer e conseguir enfrentar os Estreitos de Drake que enfrentamos dia-a-dia, diria que a REDE é um espaço e dispositivo para o trabalhador de saúde "a"cordar para as maravilhas da vida e despertar. A rede para nós (da rede)Apoiadores é uma oferta que contempla todos os nós em rede e faz do SUS – Adolescente amadurecer constantemente! Quando entramos em rede, sendo vitrines de um SUS que dá certo e contempla todos os NÓS a gente vira gente e (re)vira a alma da gente. Ricardo, que bom saber que alguém contempla os movimentos da rede e faz dos nós virar e (re)virar a gente. Com muito carinho dos pampas do sul… contemplando o mapa para ser "cartografado" por gente…. Do sul os ventos…(re)cartografados e contemplados reviram a alma da gente. Estreito de Drake nos foi apresentado em aula, do pós em Humanização, pela Tutora dos Pampas do curso de Especialização em humanização, vinda do Alegrete. Judete nos diz que existe um lugar no planeta onde cruzar o mar e as pedras é muito difícil. Muitas pessoas morriam durante essa travessia. Por isso as pessoas apreenderam que para atravessarem era preciso estar amarradas ao barco, e principalmente as pessoas precisavam amarrarem-se umas as outras para sobreviverem…. Amarremo-nós em rede…sobrevivência e sucesso para todos…em Defesa da Vida.