Novos profissionais de saúde aprovados em seleção pública são recebidos pela diretoria do HMIJS
Farmacêuticas, nutricionistas, técnicas de enfermagem e enfermeiras aprovadas e convocadas na seleção pública para atuarem no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foram acolhidas pela diretoria da instituição, durante a tarde desta segunda-feira (28). A lista de aprovados traz mais profissionais qualificados e experientes para o quadro de trabalhadores da instituição.
No primeiro contato com os novos colaboradores, a diretora-geral do hospital, Aline Costa, fez questão de salientar que a proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) não é construir ilhas de excelência, mas, sim, serviços que fortaleçam a rede de atenção à saúde. “Por tudo isso nosso trabalho está baseado em três pilares: evidência científica, direitos das mulheres e das crianças e pactuações de rede regional”, esclareceu Aline.
A enfermeira e representante do Conselho Curador da FESFSUS, Bárbara Vilas-Boas, também presente à roda de acolhimento das novas profissionais, lembrou que uma das principais vertentes defendidas pela fundação que administra o hospital é a humanização no atendimento. “Somos uma maternidade pública, gerida por uma fundação pública de direito privado que tem como princípio trabalhar a qualidade no atendimento, com respeito a todos os usuários. Não adianta termos equipamentos se não tivermos recursos humanos qualificados”, disse.
Escolha justa
O processo seletivo nas áreas técnicas e administrativa do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi realizado pela Fundação CEFET, de Salvador. Nesta primeira etapa foram convocados os profissionais técnicos na área da saúde. Em breve se apresentarão os novos colaboradores da área administrativa. “A seleção pública oferece para a administração a possiblidade de recrutar pessoas qualificadas para melhor desempenho das missões estabelecidas por ela”, afirma o diretor administrativo do hospital, Ari dos Santos, que também recepcionou as novas colaboradoras.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Maurício,
Muito importante a acolhida aos novos profissionais com essa abordagem sobre o SUS e sobre a humanização no cuidado em saúde.
No HILP, hospital que eu trabalho, já se tornou rotina a realização de uma capacitação admissional para cada leva de profissionais admitidos, tendo entre outros conteúdos, uma abordagem sobre a humanização no cuidado em saúde, com foco no acolhimento e nos direitos dos usuários do SUS. Isto muito tem contribuído para um cuidado mais acolhedor e resolutivo no hospital.
AbraSUS
Emília