O Audiovisual como ferramenta para educação em saúde: abordagens e reflexões
Olá Rede Humaniza SUS, tudo bem?
Durante minha formação como Sanitarista pela Unifesspa, tive a oportunidade de cursar a disciplina “Comunicação e as Tecnologias em Saúde”.
Dentre as competências a serem desenvolvidas na disciplina, havia a aplicação da educação tecnológica em saúde e educação popular no contexto de atuação do profissional de saúde. Entre os formatos sugeridos, havia a confecção de um vídeo.
Pois bem, é este o vídeo que venho compartilhar aqui com vocês, mas antes, algumas considerações…
Em seus dispositivos, a Política Nacional de Humanização do SUS viabiliza a efetivação dos direitos dos usuários, possibilitando a produção da saúde, respeitando a subjetividade, autonomia e protagonismo dos sujeitos.
As concepções e práticas de educação em saúde, ao longo da história, são marcadas por “embates” de ideias e práticas.
Dentre estas perspectivas temos uma forma transmissional/vertical de educar, influenciada pelo modelo tradicional hegemônico da saúde, e uma forma horizontal, o da educação popular em saúde, que busca trabalhar pedagogicamente o homem e os grupos envolvidos, respeitando e valorizando a dinâmica própria de cada grupo sobre o processo saúde-doença-cuidado.
E o audiovisual? Como essa importante ferramenta se encaixa na aplicação da educação em saúde?
É sobre estas e outras questões que o vídeo busca dialogar.
AbraSUS
https://www.youtube.com/watch?v=6HzLQdbVjmg
Por patrinutri
Olá Eric, que riqueza sua postagem!
Obrigada por colocra em pauta este tema tão importante.
Realmente os detentores do saber acabam por se empoderar e desvalorizar o saber do outro. Muito importante esta reflexão para levarmos as rodas de conversa com os trabalhadores da saúde.
Obrigada pelo compartilhamento. Grande abraSUS!