Novo livro da Editora Fiocruz analisa como a comunicação é essencial para o direito à saúde
Escrito por Luiz Felipe Stevanim e Rodrigo Murtinho, publicação analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde
Por Ascom/Icict & Comunicação/Editora Fiocruz
Essa é a questão central do novo livro da Editora Fiocruz!
.
📕 DIREITO À COMUNICAÇÃO E SAÚDE será lançado nesta quarta-feira (28/7). A obra estará disponível para aquisição nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, na rede SciELO Books.
.
🖊️ Escrito por Luiz Felipe Stevanim e Rodrigo Murtinho, o título da coleção Temas em Saúde analisa a centralidade do direito à comunicação para a garantia da saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde. Segundo os autores, o objetivo principal do livro é compreender as relações entre #comunicação e #saúde – ambas identificadas como expressões de cidadania – à luz dos direitos humanos.
ℹ️ Para isso, os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revistam símbolos históricos da redemocratização do país, com destaque para a Oitava Conferência Nacional de Saúde. Realizado em 1986, o evento representou um marco para a saúde pública brasileira e foi um dos momentos mais importantes na definição do #SUS.
.
📖 Em cinco capítulos, o volume apresenta referenciais teóricos e contextos em que as interfaces entre direito à comunicação e à saúde se fazem presentes. Temas como exclusão digital, proteção de dados pessoais e desinformação também são abordados.
❗ O livro mostra que lutar pelo nosso SUS e reforçar a sua importância para o Brasil – ainda mais em tempos de tantos desafios causados pela pandemia de #Covid19 – é também acreditar que uma outra comunicação em saúde é possível!
.
➡️ Mestre e doutor em Comunicação pela #UFRJ, Stevanim é editor da revista Radis Comunicação e Saúde e também professor no ICICT – FIOCRUZ. É jornalista formado pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.
➡️ Diretor do ICICT, onde é também professor e pesquisador, Murtinho é mestre e doutor em Comunicação pela UFF – Universidade Federal Fluminense. É graduado em Produção editorial pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
.
🔗 Mais informações no site da Editora Fiocruz! – http://www.livrariaeditorafiocruz.com.br/
Por deboraligieri
Obrigada pela dica, Graça!
Estou escrevendo um artigo com colegas abordando as estratégias de comunicação de distintos atores sociais na mobilização da luta política na área de saúde durante a pandemia, buscando identificar oportunidades e desafios na era da computação compulsória (ver ALLMANN e BLANK. Rethinking digital skills in the era of compulsory computing: methods, measurement, policy and theory), em que o uso das tecnologias digitais tornou-se obrigatório para o acesso a serviços públicos e privados pelos cidadãos. Novas formas de comunicação que envolvem novas formas de exclusão digital como reflexo da exclusão social, com dificuldades tanto no acesso à internet quanto no uso dessas tecnologias. Acho que o livro pode nos ajudar bastante na discussão!
Tenho outros livros dessa coleção “Temas de saúde” (gosto bastante, tem uma linguagem bem acessível), e indico a todos que querem conhecer melhor a saúde em sua interface com outros campos do conhecimento, e a própria saúde como um universo ampliado. Indico aqui três deles: O que é saúde (Naomar de Almeida Filho), Comunicação e Saúde (Inesita Soares de Araújo e Janine Miranda Cardoso), e Políticas Sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira (Telma Menicucci e Sandra Gomes).
Abraços,
Débora