O mundo não pára … e a luta em favor da saúde mental continua!

11 votos

Muito lugares e serviços de saúde por todo o Brasil estão hoje realizando atividades para marcar a luta em favor da saúde mental e, em especial, para manter os serviços substitutivos no tratamento de enfermidades psíquicas, sem o retorno dos antigos manicômios.

Neste cenário de pandemia do Corona Vírus, toda sociedade teve que se reinventar, a fim de manter o distanciamento social tão importante para a preservação da saúde e evitar o contágio. Deste modo, as tradicionais passeatas, ou encontros culturais presenciais, tiveram que dar lugar a um espaço virtual, onde o encontro fosse possível e onde usuários, profissionais de saúde pudessem compor e expressar se de modo livre e espontâneo.

Assim, os diversos municípios da região do Médio Vale do Itajaí publicaram vídeos engajando não só os profissionais de saúde nesta luta, como também os usuários de serviços de saúde da região.

Os CAPS em parceria com a Associação Eloucrescer criaram o vídeo abaixo para valorizar a integração das ações de saúde mental:

Aqui segue a mensagem da equipe do CAPS Infantil de Blumenau SC:

Com esta verdadeira corrente de humanização na saúde gestores, profissionais de saúde e usuários reafirmam a máxima: Manicômios Nunca Mais!

Camerata de Violões AUFASAM de Indaial SC
Em parceria Divisão de Cultura o professor Renato Mór gravou música para o Dia da Luta Antimanicomial
Trata-se de um arranjo da Cavatina de Stanley Meyers. Essa música foi trilha de um filme chamado “Deer Hunter”

Importante nunca esquecer e nem banalizar o sofrimento psíquico, nem mesmo coisificar os sujeitos por suas doenças. Há que se cuidar da vida e das pessoas e não das doenças.

Manicômio nunca Mais!

Viva a saúde mental!