A humanização hospitalar é um aspecto fundamental na prestação de cuidados de saúde, que visa promover o respeito, a dignidade e o acolhimento dos pacientes, familiares e profissionais de saúde. Para abordar este assunto tão importante, a Liga Acadêmicos da Alegria, criada por estudantes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), convidou a supervisora de Centro Integrado de Humanização, Edna Maria Amaro, e o médico da Unidade de Terapia Intensiva Especializada II, Dr. Germano Albieri Peres, ambos do Hospital Regional de Presidente Prudente, para a aula inaugural do semestre com o tema “Humanização Hospitalar”.
A humanização hospitalar refere-se a um conjunto de práticas e abordagens que visam promover um atendimento mais acolhedor e respeitoso no ambiente hospitalar, priorizando as necessidades e a dignidade dos pacientes. Essa metodologia busca transformar a experiência do paciente, levando em consideração não apenas o aspecto clínico, mas também emocional e social.
Desde 2003, a Política Nacional de Humanização foi implantada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de promover a qualificação da saúde pública no país, por meio de práticas de atenção e gestão. Desde então, o HR, gerenciado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, está alinhado com os melhores avanços na área a fim de exerce a humanização com os seus colaboradores, pacientes e acompanhantes, para que a relação com a Unidade seja harmônica e de valorização.
#HR #SES #SUS #Humanização