O RAIO X DA QUESTÃO!!

7 votos

Humanizando o Acolhimento e a Inclusão.
O setor de radiografia (RX) , já de algum tempo, vem sendo referência no atendimento à pacientes infantis com TEA ( Transtorno do Espectro Autista ) , objetivando a realização de exames , principalmente, de bacia e coluna , para que esses pacientes possam viabilizar a sua reabilitação física, com o tratamento utilizando-se do método terapêutico assistido por cavalo (Equoterapia) , buscando o desenvolvimento biopsicossocial.
Embora a criança autista não se sinta confortável ao contato físico , o exame é realizado da mesma forma que é feito com outra criança não autista .
E esse é o RX da questão , o profissional da área deve ter a sensibilidade para acolher , incluir ao ambiente , e perceber as dificuldades e necessidades do paciente em questão.
É possível , com paciência , construir um bom relacionamento com as crianças com autismo, mesmo que elas possuam comprometimento severo.
Para tanto , o profissional deve procurar adentrar o seu universo , bem como reconhecer e motivar seus esforços e resultados de forma constante.
E sempre atento em manter-se dentro do campo de visualização do paciente, pois dessa forma estará estimulando a comunicação visual.
Em suma , apesar dos procedimentos técnicos serem os mesmos , o exame realizado em um paciente autista , requer do profissional disposição e empatia .
Porquanto ele deve lançar mãos de métodos e técnicas de inclusão e acolhimento , tendo em vista o comportamento específico do seu paciente autista.