Oficina de artesanato no Hospital Abelardo Santos proporciona bem-estar aos usuários
As oficinas de artesanatos realizadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, têm sido um refúgio para a redução da ansiedade e melhora do bem-estar das mães que acompanham os bebês prematuros no complexo neonatal da unidade. As atividades acontecem mensalmente sempre com produções variadas e apoio de voluntários.
Nesta terça-feira (12), as acompanhantes produziram chaveiros de bonecos e bonecas, utilizando tecido, lã e fibra de silicone. No final, as produções receberam carinhosamente pelas mães o nome de cada bebê.
Renata Santos, de 41 anos, que está acompanhando o pequeno Israel, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, desde o dia 31 de julho, que nasceu de sete meses com insuficiência respiratória, viu na atividade até uma oportunidade de complementar a renda familiar. “Gostei muito da ação, fiz o boneco pensando no meu filho. Além de ocupar a mente, está aprendendo algo que pode gerar uma renda extra”, comentou a acompanhante Renata Santos.
A programação mensal agrega vários benefícios para os usuários da unidade, alivia o estresse diário, estimula a socialização e torna as conexões sociais mais fáceis dentro do ambiente hospitalar. “Elas interagem, conversam sobre diversos assuntos, fortalecem vínculos e ocupam a mente aprendendo algo novo”, observa a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.