Oficina sobre o dia mundial do meio ambiente contagia as crianças no HILP
Um mundo melhor nas mãos das crianças. Este foi o tema da oficina, sobre o meio ambiente, realizada hoje (05) pela manhã no ambulatório do HILP, com a participação dos pequenos usuários, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Objetivo da iniciativa era chamar a atenção das crianças para a importância do meio ambiente, e para a necessidade de preservação/cuidado com, despertando valores e atitudes, como forma de garantir uma melhor qualidade de vida, e a sustentabilidade do planeta.
A atividade começou com a exibição de alguns vídeos, seguida de um debate sobre o tema, envolvendo as crianças e os respectivos acompanhantes. Na sequência as crianças foram convidadas para participarem da construção de um painel sobre o tema. A animação foi geral. Todas queriam dar sua contribuição. Ao tempo em que pintavam, discutiam sobre o meio ambiente e como deveriam contribuir para a sua preservação. As crianças demonstraram muito interesse pelo assunto.
No final da oficina, foram distribuídas algumas mudas de árvores disponibilizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Gosto muito do meio ambiente e faz tempo que não assisto aula sobre o assunto na escola” Falou a Nicole Beatriz (10 anos), uma das mais empolgadas na oficina. A pequena usuária pediu que a fotografasse segurando a muda de planta que recebeu.
A iniciativa faz parte do Projeto EsperAÇÃO, que vem sendo implementado no hospital com o objetivo de ressignificar o tempo de espera no espaço do ambulatório, inventando e reinventando outros modos de produzir saúde, valorizando o protagonismo dos usuários.
A atividade foi coordenada pela assistente social Cristina Reis, coordenadora do Projeto, com o apoio da enfermeira Loiane, supervisora do ambulatório e de outros profissionais do Serviço Social e do Serviço da Triagem NeoNatal.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
O HILP está sempre convocando as potências de afeto em torno de vários assuntos fundamentais no campo da saúde e da vida. Mais um programa que une a necessidade de se ativar o ambiente de sala de espera como um espaço de promoção de saúde e a consciência das crianças em torno da preservação da vida futura. Aliás, as crianças têm esta preocupação incorporada às suas atitudes de forma bastante consistente hoje, o que nos alegra e enche de esperança.
Um viva ao HILP!!!