Oficinas de Humanização nas equipes de APS de São José SC

8 votos

Desde novembro de 2022 temos realizado oficinas com todas os trabalhadores das equipes de saúde do município de São José SC.

Nas oficinas retomamos as diretrizes da APS, revendo conceito ampliado de saúde, princípios do SUS, estruturação dos serviços de saúde, tendo em vista a Atenção Primária como ordenadora do cuidado em saúde.

Experimentamos a escuta qualificada como ferramenta estruturante do trabalho em saúde e vínculo com o usuário, conexão entre a equipe e gestores.

Dialogamos sobre temas relevantes no dia a dia da saúde como respeito a diversidade, racismo, direfenças culturais, entre outras que nos remetem aos determinantes sociais da saúde.

Conhecemos experiências exitosas do SUS, onde reconhecemos uma humanização possível no dia a dia da atenção e gestão do SUS. Casos envolvendo acolhimento, clínica ampliada, escuta qualificada, respeito aos direitos dos usuários e trabalho em equipe.

Ao final as equipes se reuniram e a partir do conteúdo vivenciado na oficina e após uma análise situacional de cada serviço em particular, construiram uma ou mais ações que servirão de dispositivo de humanização dos processos de trabalho e cuidado em saúde.

Em uma segunda etapa a prática do dispositivo criado, colocado em análise com sua facilidades e dificuldades apontaram novos caminhos para os serviços de saúde. Retomada de espaços coletivos de gestão, educação permanente em saúde e melhoria do vínculo com os usuários foram os principais pontos colocados em destaque pelas equipes.

Agora nesta etapa, compartilharemos com os participantes desta rede relatos de experiências vividas em cada equipe que participou das oficinas, para criar uma memoria do SUS que dá certo, e uma possibilidade de troca de experiências, com esta grande comunidade, que acredita na humanização como caminho importante dentro do SUS.