Olhares sobre a Covid-19 na programação de outubro da VideoSaúde

10 votos

O programa VideoSaúde traz neste mês de outubro títulos que integram a mostra on-line ‘Olhares sobre a Covid-19’. No ar desde agosto de 2020, a mostra reúne filmes e vídeos que registram a pandemia. Na programação deste mês, estão produções institucionais, como os vídeos da TV Unicamp e do projeto Covid-19 DivulgAÇÃO Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e de produtores independentes sobre temas ligados à saúde mental, remédios, economia, fake news, violência doméstica, atividade física, animais de estimação entre outros. O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

05/10 – Coronavírus – Saúde mental para quem está na linha de frente | Remédios para a COVID-19: quais são os desafios? | Coronavírus e 5G…Tem a ver?

‘Coronavírus – Saúde mental para quem está na linha de frente’

Em entrevista à TV Unicamp, a psiquiatra Renata Azevedo, chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da universidade, relata as ações voltadas para o bem-estar e saúde mental disponíveis aos profissionais de saúde em meio à pandemia.

‘Remédios para a Covid-19: quais são os desafios?’

O coordenador do Instituto Nacional de Fármacos e Medicamentos, Eliezer Barreiro, em entrevista à equipe do projeto Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, destaca a importância do trabalho de pesquisa com profissionais de diferentes áreas da ciência para o desenvolvimento de medicamento para a Covid-19.

‘Coronavírus e 5G…Tem a ver?’

Em torno da teoria sobre o 5G transmitir o novo coronavírus, o vídeo do canal do YouTube ‘Foco na Ciência’, explica o que é 5G e desmente a notícia falsa.

Reprises:

07/10, quarta, às 22h30

09/10, sexta, às 22h30

11/10, domingo, às 21h30

12/10 – Coronavírus O isolamento e as crianças | O monitoramento do esgoto sanitário no combate à Covid-19 | DOC de domingo – Episódio 4 – Felipe dos Santos 

‘Coronavírus O isolamento e as crianças’

A educadora e pesquisadora Nana Haddad dá dicas para os pais que acreditam que a melhor maneira de manter as crianças ocupadas no período de isolamento social é aumentar o tempo delas on-line

‘O monitoramento do esgoto sanitário no combate à Covid-19’

Com a comprovação científica de que há presença do novo coronavírus em fezes e urina, o monitoramento do esgoto sanitário pode auxiliar no acompanhamento da evolução do número de casos positivos da doença. Nesse vídeo, Ricardo Franci Gonçalves, engenheiro e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, fala sobre o assunto.

‘DOC de domingo – Episódio 4 – Felipe dos Santos’

Felipe dos Santos, que trabalha como motoboy no mesmo restaurante onde antes da pandemia trabalhava como garçom, fala sobre a adaptação à nova rotina, o impacto que isso gerou em sua vida e os cuidados que têm para se prevenir do coronavírus.

Reprises:

14/10, quarta, às 22h30

16/10, sexta, às 22h30

18/10, domingo, às 21h30

19/10 – Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz | Saúde sem fake news | #Fica em casa

‘Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz’

Como combater o problema do aumento da violência doméstica durante o período de confinamento? Para a doutora em Demografia pela Unicamp, Jackeline Romio, políticas públicas como a redistribuição de renda são necessárias para enfrentar a questão. Além disso, ações de cuidado e de apoio no âmbito das relações interpessoais podem ajudar na proteção às mulheres.

‘Saúde sem fake news’

Para a Organização Mundial da Saúde, as fake news se propagam mais rápido do que o novo coronavírus e são tão perigosas quanto. Em entrevista à equipe do Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, Igor Sacramento, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), fala sobre esse fenômeno e dá dicas de como se proteger.

‘#Fica em casa’

Uma animação lúdica, voltada para o público infantil, explica o que é o coronavírus e como se proteger com dicas de higiene.

Reprises:

21/10, quarta, às 22h30

23/10, sexta, às 22h30

25/10, domingo, às 21h30

26/10 – Atividade física em casa fortalece a imunidade | Cães e gatos na pandemia da Covid-19 | Origem Covid-19 

‘Atividade física em casa fortalece a imunidade’

A atividade física ajuda a melhorar o sistema imunológico e a saúde mental. A TV Unicamp entrevista o professor Rodrigo Sanches, que fala sobre os benefícios da prática de exercícios durante a pandemia e como criar uma rotina mais saudável ao decorrer do isolamento social.

‘Cães e gatos na pandemia da Covi-19’

Animais de estimação têm sido companheiros de muita gente, especialmente em tempos de isolamento social. Mas como cuidar deles em meio à pandemia? O pesquisador da Unesp Botucatu e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Jr., esclarece questões sobre o novo coronavírus em cachorros e gatos e cuidados para se tomar com os pets.

‘Origem Covid-19’

O vídeo relata hipóteses sobre o surgimento do novo coronavírus, explicando de forma o que é a Síndrome Aguda Grave 2, mais conhecida como Covid-19.

Reprises:

28/10, quarta, às 22h30

30/10, sexta, às 22h30

01/11, domingo, às 21h30

27/10 – Saúde e Economia – Programa Richarlls Martins | Seu computador pode ajudar na pesquisa da Covid-19 | Exploração do meio ambiente e pandemia

‘Saúde e Economia – Programa Richarlls Martins’

O professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPPDDH-UFRJ), Richarlls Martins, aborda o tema da Covid-19 e seus efeitos sob o ponto de vista da saúde e economia, em especial na população negra.

‘Seu computador pode ajudar na pesquisa da Covid-19’

O vídeo apresenta o projeto [email protected] e como ele está voltado às investigações em torno do novo coronavírus. O entrevistado é o professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp, Benilton de Sá Carvalho.

‘Exploração do meio ambiente e pandemia’

O professor do Instituto de Biologia da Unicamp, Mathias Pires, em entrevista ao programa ‘Direto da Fonte’ da TV Unicamp explica como a pandemia de coronavírus é uma das consequências da forma como os seres humanos têm se relacionado com o ambiente.

Reprise:

29/10, quinta-feira, 23h