Os Desafios da Vacinação contra a Covid-19 entre indígenas Piauienses

10 votos

A pandemia do coronavírus continua sendo um grande desafio para a população indígena. Se no começo da crise sanitária a vulnerabilidade dos povos e o alto risco de contaminação eram motivos de medo para as comunidades  indígena,   

Imagem: Ascom Sesapi

O Estado do Piauí começou hoje (05), a imunização contra a Covid-19 dos povos indígenas aldeados, contemplados no PNI-Plano Nacional de Imunização. Em Teresina, foram vacinados 30 índios da etnia Guajajara, na Aldeia Ukair, onde moram 45 famílias, no bairro de Fátima. A vacinação foi possível após aprovação na Comissão Intergestora Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos.

A vacinação já começou em todo o Estado nas cidades em que vivem indígenas. As comunidades indígenas estão localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são das etnias Tabajara, Karirir, Gamela, Guegues,cablocs e Guajajara. A vacinação dos indígenas ficará a cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada comunidades indígenas fica localizada.

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto a população indígena faz parte de um dos grupos de maior risco por conta da vulnerabilidade. “Com a imunização, fazemos uma evolução no plano de vacinação que contribui muito para cortar a transmissibilidade do vírus”.