Continuamos na Luta Antimanicomial. A frase acima, dita a respeito da luta contra a ditadura, representa muito também a luta contra as diversas opressões e violências cometidas pelos manicômios (físicos e mentais).
O vídeo que compartilhamos foi elaborado por uma das integrantes do Fórum de Saúde Mental de Maceió.
https://www.youtube.com/watch?v=2a_luY9vMZo
Tem sido utilizado em algumas Pré-conferências e Conferências de Saúde Mental em Alagoas. Informa e provoca reflexões e debates que colaboram na elaboração e apresentação de propostas e moções nesses eventos. O intuito é contribuir na melhoria do cuidado, gestão, formação, financiamento e tantas outras pautas fundamentais na saúde mental. Começa a ser utilizado em outros espaços formativos (aulas, rodas de conversa etc.).
Aliás, uma errata: de acordo com o poeta uruguaio Eduardo Galeano, muita gente atribui uma frase a ele, sobre o conceito de utopia, mas é de um amigo. Adiciono também esse belíssimo poema onde ele também desfaz essa confusão.
Por Luciana Albuquerque
Obrigada pelo compartilhamento! Ainda que as cenas sejam terríveis, estão aqui na nossa memória de trabalhadores da saúde mental, sinto até o odor de amônia da urina das enfermarias do Hospital Colônia de Rio Bonito, quando trabalhei para ser processo de fechamento de 2005 a 2014. É importante rever para não esquecer. Vou usar!