Sala de espera em alusão aos 31 anos do SUS, fortalecendo nosso sistema junto aos usuários. Realizado nas USF José Bernardes e Edvaldo Silva pelos profissionais da eNASF-AP e estudantes do curso de T.O .
Falar da construção do SUS é garantir ao usuário o direito a saúde com acesso universal e sem discriminação conforme preconiza a Lei nº. 8.080/1990.
O sistema público de saúde no Brasil antes de 1988 atendia a quem contribuía para a Previdência Social. A saúde era centralizada e de responsabilidade federal, sem a participação dos usuários. Dentro desse contexto tivemos a participação da população firmando sua autonomia e protagonismo, fazendo mobilizações coletivas em busca dos direitos a saúde e assim a implantação do SUS.
O SUS não é apenas assistência médico-hospitalar, como muitos pensam, ele está presente na vigilância sanitária, qualidade, manipulação dos alimentos e saneamento, garantindo proteção à saúde da população.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Sandra,
Excelente iniciativa abrir o debate sobre o SUS com a inclusão dos usuários. Ao mesmo tempo que amplia o conhecimento sobre os princípios do SUS, fortalece o controle social.
AbraSUS
Emília