Parceria “Ensino/Serviço” concretiza “Turno Estendido” no Novembro Azul em Álvares Machado – SP

10 votos

 

A Campanha do “Novembro Azul” está relacionada à conscientização sobre a saúde do homem, tendo o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Acadêmicos da Graduação em Medicina, no Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/ UNOESTE) são inseridos como membros das equipes interprofissionais em três Estratégias Saúde da Família (ESFs) no município de Álvares Machado, no interior de SP. Esta inserção ocorre por meio de uma parceria “Ensino/Serviço” firmada entre a UNOESTE e a Secretária Municipal de Saúde local.
As Facilitadoras do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.
Um dos Planos de Ação criado pelos acadêmicos médicos e colocado em prática, sob supervisão docente, esteve relacionado ao Turno Estendido, na Campanha do Novembro Azul, de Machado.
A Docente utilizou o “Arco de Maguerez para estimular a “Reflexão na Ação”. Acadêmicos consideraram, nos “Processos de Trabalho em Saúde” a importância de conscientizar os servidores da ESF “Bela Vista”, em relação a:
Materiais informativos. Cartilhas com informações básicas sobre o câncer de próstata e a própria campanha Novembro Azul tornaram-se um recurso simples e eficaz para transmitir conhecimento.
Palestras.
Decoração especial.
Roupa Azul.
A Docente complementou, explicando que o “Novembro Azul” é um mês de conscientização do câncer de próstata.
Explicou que a Política Nacional de Saúde do Homem deve estar em destaque neste mês. Abordou a identidade do homem resiliente, no contexto de adoecer por câncer de próstata, como uma uma perspectiva cultural.
Acadêmicos, após a busca em referências confiáveis, consideraram, que, além do laço azul (parecido com o laço cor de rosa do Outubro Rosa), o símbolo do Novembro Azul é um bigode. No exterior, inclusive, a campanha é chamada de “Movember”, uma mistura das palavras “Moustache” (bigode, em inglês) + “November” (Novembro, em inglês).
A Docente complementou que, diariamente, 43 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Explicou que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata e quase 16 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2020 a 2022.
Acadêmicos consideraram que os dois grandes pilares do rastreamento do câncer de próstata são o toque retal e o exame de sangue chamado PSA. É importante lembrar que uma parcela dos tumores de próstata não expressa valores aumentados de PSA, o que ressalta a necessidade de associar o toque retal ao rastreamento da doença.
A Docente lembrou que o mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004.
Acadêmicos explicaram, na Roda de Conversa, com usuários do SUS presentes, que a melhor forma de prevenir o câncer de próstata é:
Manter o peso corporal adequado.
Praticar atividade física.
Não fumar.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A Docente reiterou que a próstata é uma glândula que envolve a uretra, canal por onde é expelida a urina masculina. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carreia os espermatozóides.
A campanha é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde.
Estudantes consideraram que uma campanha de conscientização ou sensibilização é um conjunto de ações e atividades executadas cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para um determinado tema ou problema e sensibilizar as pessoas sobre a importância de se engajar em ações para solucioná-lo.
Lembraram que a inflamação da próstata ocorre como consequência da infecção por bactérias que são encontradas no sistema urinário ou no intestino grosso. É o caso da Echerichia coli, considerada um dos agentes bacterianos mais frequentes dessa condição.
Se descoberto nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem um índice de cura em torno de 90%. Mas se for diagnosticado tardiamente, esse índice de sobrevivência do paciente cai para menos de 10%. Por isso a importância da prevenção.
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células epiteliais da próstata. É encontrado em quantidades elevadas no sêmen e, normalmente, em pequenas quantidades no soro. Isso significa que, é comum que todos os homens tenham PSA presente no sangue, dentro de nível considerado normal.
Todas as atividades ofertadas no mês de novembro estão disponíveis nas unidades de saúde de Álvares Machado, durante o ano todo. Neste mês, as ações reforçam sobre a importância de que homens procurem consultas e exames médicos em alusão ao Novembro Azul. E, mesmo que os turnos estendidos tenham foco na promoção da saúde do homem durante o mês, as atividades são para toda a população.

Referência:
Câncer de Próstata. Ministério da Saúde.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-prostata&ved=2ahUKEwj-v5GihsuCAxUFqpUCHResAbgQFnoECBUQAQ&usg=AOvVaw29By_7IlGJ_fKtaR-u7nYS
Acesso em 17 11 2023, às 9h 30min.