Participação da comunidade de acordo com a nova PNAB ( 21/09/2017 – Portaria Nº2436)

12 votos

De acordo com a nova PNAB a atenção básica passa a ser a porta de entrada e centro de comunicação da RRAS, coordenadora do cuidado e ordenadora de ações e serviços disponibilizados na rede, visando resolver cerca de 85% das demandas. Os princípios do SUS baseia-se na universalidade, equidade e integralidade, contando também com as diretrizes, nas quais estão inseridos os cuidados centrados na pessoa (usuário do SUS), a resolutividade, a territorialização, regionalização e hierarquização, população adscrita, coordenação do cuidado, ordenação da rede, longitudinalidade e a participação da comunidade. No que diz respeito a participação da comunidade vale ressaltar a competência cultural do cuidado, respeitando o seu usuário como um todo, ou seja, o seu aspecto biopsicosocial, e foi neste contexto que, em conjunto, decidimos produzir uma estratégia unindo educação e saúde para um grupo específico: adolescentes.

Colocaremos em prática, com a disciplina PAPP, atividades voltadas para a educação sexual, um assunto que atualmente encontra-se em alta, principalmente nessa faixa etária, onde começa-se a conhecer a sua essência, para isso, usaremos de rodas de conversas, estimulando a participação de todos. A abordagem acontecerá nas escolas, por meio de dinâmicas e fórum de questões anônimas através de meios sociais, aliando a tecnologia a favor da compreensão.

INTEGRANTES: Karen Pompei Bruneri, Alice Ibanhes de Lima Brito, Victor Hugo Maioli, Isabela Costa da Silva, Guilherme Vujanski Nachi, Helton Otsuka, Gabrielle Aparecida Alves de Freitas, Maria Eduarda Ferreira Ferraro, Nicolas Weffort de Oliveira Rossato, Guilherme Augusto de Oliveira, Maria Fernanda Cruzeiro Lopes, Isabela Ernestine de Sousa Teschi, Izadora Oliveira Guimarães e Lucas Brandão Pereira.