Participação dos estudantes médicos na IX Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado

13 votos

Saúde e cidadania estão intimamente ligadas. Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, na Graduação em Medicina, para criarem questões de aprendizagem relacionadas à Lei 8.142/90, para entenderem o “princípio da participação popular do SUS”. Essa “participação social em saúde” permite que o cidadão comum possa influenciar para tentar melhorar a qualidade dos serviços do setor. Esse princípio, que tem sido um dos fundamentos do funcionamento do Sistema Único de Saúde em nosso país.
O Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Álvares Machado por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou no dia 17/08, a IX Conferência Municipal de Saúde. A Conferência foi transmitida no modo “online”, por causa da pandemia. Os estudantes se inserem, como membros das Equipes Interprofissionais das Estratégias Saúde da Família, desde o primeiro termo do Curso Médico, graças a uma parceria Academia-Serviço entre UNOESTE e Secretaria Municipal de Saúde de Álvares Machado.
A IX Conferência Municipal de Saúde abordou o Tema: A nova realidade da saúde mental em decorrência da pandemia do Coronavírus. Essa abordagem teve como objetivo fortalecer a participação e controle social e legitimação do SUS, como política pública para garantia de acesso com equidade, integridade e melhor qualidade, bem como, avaliar a situação de saúde do município.
Estudantes registraram nos Portifólios Reflexivos, que a Conferência Municipal de Saúde pretende consolidar as propostas para construção das diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025.
Os acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE entenderam a importância dos representantes da população participarem da Conferência Municipal de Saúde. Consideraram que deve ocorrer a participação dos grupos sociais historicamente sub-representados nos processos de tomada de decisão política: as minorias.
Acadêmicos consideraram que as Conferências de Saúde são fóruns públicos realizados em intervalos de quatro anos que são divididos em três etapas: municipais, estaduais e nacional. Estudantes explicaram que participam da Conferência todos os segmentos representados: entidades ligadas à saúde, prestadores de serviços, sociedade civil organizada e usuários do sistema público de saúde
Os acadêmicos consideraram, ainda, como positiva sua participação na IX Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado.

Referências:
Conferência Municipal de Saúde de Álvares Machado.
Disponível em:
https://www.alvaresmachado.sp.gov.br/conteudo.php?categoria=Publica%C3%A7%C3%B5es&id=2547
Acesso em 16 09 2021, às 20h 50min.