Pedagogia do Oprimido: Exílio no Chile e Influência na América Latina

13 votos

Referência na defesa e produção da Democracia e, não só, mas também por isso, fundamental para quem defende o SUS, a obra e a vida de Paulo Freire precisa ser conhecida por todes.

A terceira aula do Curso 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie vai ocorrer no dia 19 de agosto de 2021.

Pessoas convidadas:

Jacques Chonchol. Agrônomo chileno, foi Ministro da Agricultura do Chile durante o governo de Salvador Allende (1970-1973). Acolheu Paulo Freire no exílio de 1964 a 1969, de quem se tornou grande amigo. Preservou o manuscrito original de Pedagogia do Oprimido durante décadas, um presente do autor. Escreveu a apresentação da primeira publicação do texto de Freire Extensão ou Comunicação? (Santiago, 1969).

Joana Salém Vasconcelos. Doutora em História Econômica pela USP com tese sobre a participação de Paulo Freire na reforma agrária do Chile. Pesquisadora da história da América Latina do século XX. Organizadora do livro “Cuba no século XXI: dilemas da revolução” (São Paulo, 2017). Professora de História Contemporânea da Faculdade Cásper Líbero. Coordenadora da Universidade Emancipa.

Andrés Donoso Romo. Doutor em Integração da América Latina pelo PROLAM-USP. Professor e pesquisador da Universidade de Playa Ancha e da Universidade do Chile. Autor do livro A educação emancipatória. Iván Illich, Paulo Freire, Ernesto Guevara e o pensamento latino-americano (São Paulo: Edusp, 2020).

João Colares da Mota Neto. Educador popular e professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio de pesquisa na Universidad Pedagógica Nacional de Colômbia. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe.

Junte-se a nós. As inscrições são gratuitas, geram certificado e continuam abertas.

Acessem: https://linktr.ee/paulofreire100